PUBLICIDADE

Climatempo

Tempestade atingiu Manaus (AM) nesta segunda-feira (16/09)

Confira como fica a previsão para a Região Norte do país nos próximos dias

16 set 2019 - 17h59
Compartilhar
Exibir comentários

Na tarde desta segunda-feira (16/09), uma tempestade atingiu a cidade de Manaus (AM), provocando acumulados de chuva de quase 75 mm em cerca de três horas e ocorrência de descargas elétricas. A chuva começou a ser registrada no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes a partir das 13h00 (horário de Brasília), quando a temperatura era de 31ºC. Às 13h34, a temperatura havia caído para 20ºC (queda de 11ºC na temperatura em apenas 34 minutos) e houve registro de rajadas de vento de 85 km/h.

As estações pluviométricas do CEMADEN localizadas em Manaus registraram, entre as 13h00 e 17h00 (horário de Brasília), acumulados de 77.5mm (Cidade de Deus), 37.5mm (Jorge Teixeira), 31.7mm (Tarumã), 23.8mm (Flores), 25.6mm (Redenção), 22.3mm (Santa Etelvina) e 12.6mm (Puraquequara). A estação de Cidade de Deus chegou a registrar 10 mm em apenas 10 minutos. A estação meteorológica automática do INMET, no entanto, só registrou 0,6 mm.

Foto: Climatempo
Imagem do canal infravermelho (canal 13) do satélite GOES-16 das 14h10 (horário de Brasília) do dia 16 de setembro de 2019. É possível observar a tempestade no leste do Amazonas através das baixas temperaturas do topo da nuvem (cores quentes), característico de nuvens Cumulonimbus.

Eventos como esses são causados por nuvems do tipo Cumulonimbus (Cb), que são comuns na Região Norte do país. São nuvens de base baixa (1500 a 2000m de altitude) e elevado desenvolvimento vertical, com o topo podendo atingir entre 12 a 18 km de altura (dependendo da latitude). Nuvens de tempestade podem ser organizadas ou isoladas e normalmente são acompanhadas de fortes rajadas de vento, descargas elétricas e moderada/elevada taxa de precipitação em um curto intervalo de tempo. Dependendo da latitude e do desenvolvimento do sistema, podem vir acompanhado de granizo e tornados.

Previsão para os próximos dias

Ao longo da semana, a disponibilidade de umidade da região amazônica e o aquecimento diurno característico de latitudes tropicais trarão condições para pancadas de chuva e trovoadas isoladas em boa parte da Região Norte do país. As temperaturas devem permanecer acima dos 30ºC em toda a Região, podendo superar os 40ºC em Palmas (TO). A umidade do ar deve permanecer abaixo dos 30% em quase todo o estado do Tocantins e no leste do Pará.

Nessa terça-feira (17/09), há previsão de muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia desde Roraima até o leste do Amazonas, incluindo Manaus, e pancadas isoladas nas demais áreas da Região Norte, com exceção da faixa leste e sudeste do Pará e do estado de Tocantins. Na quarta-feira (18/09), pancadas de chuva são esperadas o dia todo em Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR) e não há previsão de chuva no Amapá, nordeste do Pará e quase todo o Tocantins, com exceção de pontos da faixa leste, divisa com Pará e Mato Grosso.

Na quinta-feira (19/09), pancadas de chuva são previstas para o norte do Tocantins, Rondônia, Roraima, Acre, Amazonas e centro-sul do Pará. Na sexta-feira (20/09), há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde no Amapá, sul do Pará, leste do Tocantins e norte do Amazonas. No sul do Amazonas e em Rondônia, as pancadas de chuva podem ocorrer durante todo o dia.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade