PUBLICIDADE

Climatempo

Sul pode se preparar para muita chuva a partir de domingo

O tempo vira no Rio Grande do Sul com a forte atuação de um ciclone extratropical em alto mar. Chuva também vai aumentar em SC e no PR.

22 fev 2019 - 11h35
Compartilhar
Exibir comentários

A calmaria no tempo no Rio Grande do Sul deverá ser interrompida neste fim de semana com o avanço de uma nova frente fria e de um grande ciclone extratropical pelo oceano. A chuva retorna forte e volumosa para o estado gaúcho no domingo (24), e o início da semana será marcado por tempestades em todo o Sul do Brasil. 

Alerta de tempo severo no RS

O fim de semana ainda começa com bastante sol e calor no Rio Grande do Sul. A umidade tende a aumentar neste sábado (23) e as pancadas de chuva retornam ainda localizadas. A semana que foi marcada por tempo firme na maioria das áreas gaúchas, terá um reviravolta no tempo no domingo (24). 

"Um ciclone extratropical forte vai atuar no oceano, posicionado entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul e consegue manobrar o fluxo de umidade que vem do Norte do Brasil em direção ao estado gaúcho", explica o meteorologista Daniel Orlandi. A chuva mais intensa fica concentrada sobre o Rio Grande do Sul e pode começar já na madrugada de domingo na fronteira com o Uruguai. 

Na Grande Porto Alegre, a chuva deve começar a partir da tarde, mas se intensifica realmente a noite, quando pode cair forte e volumosa, acompanhada por raios e ventania. 

O norte do Rio Grande do Sul também fica em alerta para temporais a partir da tarde. 

As nuvens de tempestades que vão se formar no domingo poderão causar ventos intensos no estado gaúcho, com rajadas que poderão atingir 100 km/h. 

Foto: Climatempo
Foto: André C. Porto Alegre/RS.
 

Início da semana será de tempestades em SC e PR

As nuvens de tempestade tendem a se espalhar pelo Sul do Brasil na segunda-feira (25). Além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina também entra em alerta para chuva intensa e volumosa com risco de granizo e ventania, com rajadas de vento de até 100 km/h, e potencial para estragos como alagamentos, inundações e queda de árvores. Os meteorologistas alertam para muita chuva novamente no litoral catarinense, inclusive na Grande Florianópolis. 

Os temporais também voltam a atingir o Paraná na segunda-feira, mas a chuva mais forte  com acumulados elevados é esperada para terça-feira (26), inclusive na Grande Curitiba.

A chuva deve se espalhar por todo o estado, gerando ocorrência semelhantes a Santa Catarina e ao Rio Grande do Sul. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade