PUBLICIDADE

Semana com mudanças no tempo no Rio Grande do Sul

O ar seco continua atuando no estado gaúcho, mas o avanço de uma nova frente fria volta provocar chuva e queda nas temperaturas. Confira!

22 mai 2022 16h09
ver comentários
Publicidade

O ar frio se afasta em direção ao oceano, e com isso, o frio extremo registrado na semana passada diminui sobre o centro-sul do país. Com a massa de ar seco atuando entre o Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, os índices de umidade do ar tendem a cair a semana será marcada por grande amplitude térmica em boa parte do estado, ou seja, manhãs e noites frias, mas com tardes um pouco mais quentes. Mas atenção! Volta a chover sobre o Rio Grande do Sul ao longo da semana.

A semana começa com tempo firme e seco na maior parte do estado. Nesta segunda-feira (23), o amanhecer pode começar com nevoeiro na região de Porto Alegre, Caxias do Sul e no litoral norte gaúcho, mas que aos poucos de dissipa dando lugar ao sol. Não há previsão de chuva no estado. Na terça-feira (24), uma mudança no padrão da circulação de ventos aumenta a nebulosidade no oeste do estado e pode chover de forma isolada. As demais áreas do Rio Grande do Sul, continuam com tempo firme.

 

Foto: Climatempo

 Foto: Getty Images

Frente fria muda o tempo no Rio Grande do Sul

A mudança mais significativa no estado acontece na quarta-feira (25) com a formação de uma nova frente fria entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, que vai avançando lentamente entre a tarde e a noite. Pode chover em vários momentos, pontualmente com moderada a forte intensidade na fronteira com o Uruguai. Na região central e nas Missões a chuva vem a partir da tarde e pode vir acompanhada por trovoadas.

Na capital, a chuva ainda acontece de forma muito isolada e sem grandes alertas. Na Região Serrana, em Santa Maria e no extremo norte do estado, o tempo continua firme.

Na quinta-feira (26) este sistema avança lentamente pelo litoral gaúcho e provoca muita chuva no centro, leste e oeste do estado. A capital Porto Alegre vai ter um dia de céu nublado e com chuva frequente. O sol até aparece na fronteira do estado com o Uruguai, norte, Planalto e Serra do Rio Grande do Sul, mas sempre intercalando períodos de céu nublado. Chove em vários momentos sobre estas regiões no decorrer do dia.

Com a passagem da frente fria, as temperaturas voltam a cair, devido à entrada do ar polar! A semana termina com mais umidade e com sensação de frio em todas as regiões.

Na sexta essa frente fria se afasta do estado, mas a circulação de ventos ajuda manter o tempo instável. Céu encoberto e dia chuvoso nas Missões, região central e no norte gaúcho, não descartando o risco de temporais isolados. Nas outras regiões a nebulosidade fica variável e chove em vários momentos, com risco de trovoadas. Nos Pampas chove só pela manhã e o tempo melhora a partir da tarde - mas ainda com muitas nuvens ao longo do dia.

Confira abaixo o acumulado de chuva para o BR

Foto: Climatempo

 Chuva acumulada de 22/05/2022 a 26/05/2022

Climatempo
Publicidade
Publicidade