PUBLICIDADE

Climatempo

Segunda-feira quente e com temporais no Brasil

Confira os destaques desta segunda-feira em todo BR!

17 jan 2022 - 07h10
(atualizado às 12h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: IStock

A chuva volta a se espalhar por parte do Brasil central nesta segunda-feira, dia 17, com exceção do sul de MT, MS, norte de MG e sul da BA que ainda terão um dia de tempo firme e quente.

O ar quente e úmido ainda predomina sobre o Brasil e estimula a formação de nuvens carregadas sobre a maioria das áreas do país. Fortes pancadas de chuva vão continuar ocorrendo em vários estados.  

O avanço de uma frente fria provoca temporais na Região Sul, onde mesmo com a chuva, o ar continua muito quente sobre o Rio Grande do Sul, Uruguai, centro-norte e leste da Argentina e Paraguai e temperaturas entre 35°C e 40°C ainda podem ocorrer no decorrer desta semana.

Foto: Climatempo

Calor

Grande parte do país terá um início de semana úmido e quente, principalmente nas Regiões Sul e Sudeste. No Rio Grande do Sul, mesmo com a passagem de uma frente fria e a chuva, o calor vai continuar e as temperaturas vão permanecer muito elevadas, com máximas superiores aos 35ºC em algumas áreas. No Sudeste a semana terá um clima típico de verão, com muito sol, calor e pancadas de chuva à tarde e à noite. Na capital fluminense, por exemplo, as máximas também vão passar dos 35ºC.

Previsão do tempo para 17/01/2022 - segunda

Nesta segunda-feira chove forte em grande parte das Regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil. O sol vai aparecer nestas áreas ao longo do dia, e a chuva vem durante a tarde em grande parte destas regiões.

O tempo fica firme e ensolarado no MS e na metade sul de MT. A chuva volta a se espalhar por GO e DF, onde o tempo ficou firme e seco no fim de semana. No sudeste de GO as pancadas podem ocorrer com moderada a forte intensidade.

Segunda-feira com sol forte e sem previsão de chuva no norte de MG e sul da Bahia, o que ajuda no escoamento da água do solo, que acumulou muito nestas áreas por causa das fortes chuvas que atingiram os dois estados entre o fim do ano passado e início deste ano.

Alertas meteorológicos para 17/01/2022 - segunda

Atenção para o risco de chuva com moderada a forte intensidade: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, norte e noroeste da Bahia, interior de Pernambuco, Paraíba, Tocantins, Pará, Amazonas e Rondônia.

Alerta para temporais: centro-sul e leste do RS, leste de SC, centro e leste do PR, centro do estado de SP, áreas do triângulo MG, norte do MA, norte do PI e norte do CE, nordeste do PA e centro e leste do AP.

Rajadas de vento: Rajadas entre 60 e 80km/h no oeste e sul do RS. Rajadas entre 40 e 60km/h nas demais áreas do RS, sul e oeste de SC, sudoeste do PR e sul de MS.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade