PUBLICIDADE

Climatempo

Secura do ar aumenta no Centro-Oeste

Umidade do ar pode ficar abaixo dos 20% em MS. Frente fria muda o tempo em parte do CO a partir de quarta-feira, 26.

22 jun 2019 - 19h29
Compartilhar
Exibir comentários

Níveis de umidade relativa do ar entre 20% e 30% voltaram a ser registrados em muitas áreas do Centro-Oeste na tarde de sábado, 22 de junho. Todas as capitais da Região registraram menos de 40% às 15 horas (Brasília) e ficaram entre as 5 mais secas do país, junto com Palmas, capital do Tocantins.

Umidade relativa às 15 horas

Capital (UF)

24%

Campo Grande (MS)

31%

Goiânia (GO)

33% Palmas (TO)

35%

Cuiabá (MT)

39%

Brasília (DF)

Uma grande massa de ar seco influencia as Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e também áreas do Norte e do interior do Nordeste. A presença desta massa seca sobre o Brasil é comum nesta época do ano e a baixa umidade do ar inibe o crescimento de nuvens e a ocorrência de chuva.

Secura aumenta

Neste início de semana, o centro desta massa de ar seco passa entre o Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo e durante a segunda-feira, 24, avança para o interior da Região Sudeste.

Os níveis de umidade do ar podem baixar um pouco mais especialmente em Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás, atingindo marcas até abaixo dos 20%.

O mapa mostra o nível de umidade relativa do ar prevista para o Brasil para às 15 horas de 23/6/2019 (18 UTC), em Brasília.

Foto: Climatempo

Umidade relativa do ar prevista para o BR às 15h de 23/6/19

Chuva à vista

O tempo seco e com tardes quentes predomina no Centro-Oeste até a terça-feira, 25 de junho. Grandes mudanças no tempo são esperadas para áreas de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul durante a quarta e quinta-feira, 27 de junho, com a passagem de uma frente fria. Nestes dois dias, a maioria das áreas de Mato Grosso do Sul, o oeste e o sul de Mato Grosso devem ter aumento de umidade, pancadas de chuva, ventos moderados a fortes e diminuição do calor.

O ar seco continua a predominar sobre Goiás, sobre o Distrito Federal e sobre a as demais regiões de Mato Grosso. Veja como vai mudar o tempo no Centro-Oeste nos próximos dias.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade