São Paulo: tarde mais fria em dezembro em 9 anos
Até quando vai este frio?
Botas, jaquetas de couro, cachecóis ou lenços no pescoço. Foi assim que a maioria das pessoas se vestiu na cidade de São Paulo para enfrentar o frio das ruas da quinta-feira, 15 de dezembro. A impressão era de um dia de inverno, mas pelo calendário sabemos que falta menos de uma semana para o início do verão, no dia 21 de dezembro.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou uma temperatura máxima de apenas 19,8°C no Mirante de Santana, na zona norte da , local de medições meteorológicas oficiais do INMET desde 1943. Na série histórica de medidas, esta foi a temperatura máxima mais baixa, para um dia de dezembro, em 9 anos, desde 13/12/2007, quando a máxima foi de 19,1°C. É muito frio para dezembro! A média normal para a temperatura máxima deste mês fica em torno dos 26°C.
A temperatura mínima nesta quinta-feira foi de 15,1°C, também um valor muito abaixo do normal para a dezembro. Mas no dia 1 de dezembro deste ano a temperatura mínima foi ainda mais baixa, 14,6°C.
O que provocou tanto frio?
O frio e os ventos fortes desta quinta-feira foram provocados por uma . Massas polares fortes como esta são bastante comuns no outono e no inverno, mas não em dezembro! A queda da temperatura e os ventos fortes e frios foram sentidos em todas as regiões do estado de São Paulo.
Sexta-feira fria
A madrugada da sexta-feira, 16, ainda será bastante fria para os padrões de dezembro em todas as regiões paulistas. Na , a temperatura mínima poderá ser a mais baixa para este mês pelo menos desde 2005.
O sol aparece forte já pela manhã na maioria das áreas do interior. Porém a Grande São Paulo, cidades do sul e leste do estado, onde se encontram a região de Sorocaba, os Vales do Paraíba e do Ribeira, ainda terão várias horas com predomínio de céu nublado. O sol pode aparecer no fim da manhã. O litoral fica nublado, com chuva fraca, baixa temperatura e mar agitado.
Fim de semana
O , com possibilidade de rápidas pancadas de chuva no fim da tarde. A temperatura na madrugada do sábado ainda será amena, com sensação de um pouco frio, mas bem menos do que nesta quinta-feira. Mas a tarde será com calor. O domingo promete mais calor em todas as regiões paulistas.