PUBLICIDADE

Climatempo

Risco de temporais em SP nesta quinta-feira

Atenção para ventania até a sexta-feira. Feriado prolongado começa com chuva

13 nov 2019 - 17h35
(atualizado às 19h58)
Compartilhar
Exibir comentários

As condições de chuva vão aumentar em todo o estado de São Paulo, avisam os meteorologistas da Climatempo. 

Nesta quinta-feira, véspera de feriado, o alerta é de temporais. As condições nas estradas devem ficar complicadas para quem pretende viajar para aproveitar o último feriadão prolongado do ano. Por isso, muita atenção nas rodovias porque na hora da chuva a visibilidade pode ficar prejudicada.

Essas áreas de instabilidade vão varrer o estado e colaborar para formar e espalhar muitas nuvens carregadas. A temperatura fica baixa. Pelo oeste e centro-sul do estado, a chuva começa logo cedo e será intensa e frequente acompanhada de trovoadas, raios e vento fortes até 80km/h com possibilidade para queda de granizo. Rapidamente, essas áreas de chuva se espalham e chegam ao norte do estado paulista levando tempestades para muitos municípios.  

Na capital paulista, Grande São Paulo e região metropolitana, ainda de manhã podem ocorrer alguns períodos de sol intercalando com chuva fraca. Mas, com o deslocamento das nuvens carregadas a chuva aumenta e passa a ser mais forte, intensa, frequente e volumosa acompanhadas de rajadas de vento entre 60 e 80km/h, inclusive nos trechos de serra e vales.  

Na sexta-feira (15), feriado de Proclamação da República o dia começa com temperaturas amenas,  instável, com muitas nuvens, chuva e rajadas de vento moderadas a fortes no noroeste paulista, norte, sul e leste do estado, incluindo a Grande São Paulo. Por causa do solo muito encharcado o risco para desmoronamento de encostas é alto.  

A tendência é que a chuva diminua de intensidade no decorrer do dia na maioria das áreas, principalmente na região de Presidente Prudente, onde o sol consegue aparecer forte a partir da tarde. 

Fim de semana

Com o afastamento das áreas de instabilidade, o sol vai brilhar forte na maioria das áreas do estado de São Paulo, durante o fim de semana. No sábado, o vento úmido que sopra do mar ainda provoca um pouco de chuva fraca no litoral sul paulista. O litoral norte e a capital terão um dia com muitas nuvens e período de mormaço. Nas demais áreas do estado, o sol aparece a temperatura sobe. Não há expectativa de chuva. 

No domingo, todo o estado de São Paulo terá um dia de muito sol, temperatura mais elevada e sem chuva. 

Foto: Climatempo
Foto: Eduardo Sartoreto - Araçatuba - SP

Fique do olho nas notícias sobre as condições do tempo aqui 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade