PUBLICIDADE

Climatempo

Região Norte terá friagem no fim da semana

Tocantins é o único estado da Região sem previsão de chuva.

1 jul 2019 - 22h14
Compartilhar
Exibir comentários

O ar seco ainda predomina na faixa sul da Região Norte nesta terça-feira, 02 de julho. Apenas o norte do Amazonas, norte do Pará, Roraima e o Amapá têm chuva ao longo de todo o dia. No decorrer da semana o ar seco perde força e a chuva aumenta na Região com a passagem de uma grande frente fria pelo Brasil.

Friagem à vista

A população do Acre, de Rondônia e do sul do Amazonas deve se preparar para uma nova friagem no fim desta semana. A grande e forte frente fria que avança sobre o país no decorrer desta primeira semana de julho vai levar o ar frio de origem polar até estas regiões. 

Alguma queda de temperatura já deve ser sentida no sul de Rondônia e na fronteira com a Bolívia na quinta-feira, 4 de julho. Durante a sexta-feira, 5, o centro-sul e oeste deste estado esfria mais. No sábado, 6, cai a temperatura em todo o Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas.

De forma suave, o vento frio desta massa de ar polar deve avançar até para o sul do Pará e do Tocantins.

 Pancadas de chuva

Por conta da aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o extremo norte do Amazonas, incluindo a região de Barcelos, o norte do Amapá e o estado de Roraima, incluindo Boa Vista, têm um dia com muitas nuvens, períodos de sol e chuva de moderada a forte intensidade, que pode ocorrer a qualquer hora. 

Para o centro e sul do Amazonas, o Acre, incluindo Rio Branco, Rondônia, incluindo Porto Velho, nas demais regiões do Pará e todo o Tocantins, incluindo Palmas, o dia é de muito sol e nenhuma chuva.

Nas outras áreas da Região Norte, incluindo Manaus, Macapá e Belém, a manhã é de muito sol com pancadas de chuva moderadas a fortes a partir da tarde.

Foto: Climatempo

Foto de Gleive Márcio de Souza, Palmas (TO)

Tendência para os próximos dias

Nos próximos a atuação de uma forte frente fria sobre o país vai diminuir a influência do sistema de alta pressão atmosférica sobre a Região Norte e aumentar a condição para chuva. Além disso, tem previsão de uma friagem forte na região do Acre, de Rondônia e do sul do Amazonas.

Na quarta-feira, 3 de julho, as áreas de chuva voltam a se formar por todo o estado do Amazonas e no norte de Rondônia.

Na sexta-feira a previsão de chuva vai incluir o Acre e mais áreas de Rondônia. Pancadas de chuva devem ocorrer no oeste do Pará. O Tocantins será o único estado sem condição para chuva em nenhuma área até o fim da semana.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade