1 evento ao vivo

Recorde de baixa temperatura em Palmas (TO)

Ar seco faz Tocantins ter grande amplitude térmica

24 jun 2019
21h08
  • separator
  • 0
  • comentários

A capital do Tocantins, Palmas, registrou o recorde de menor temperatura de 2019 nesta segunda-feira, 24 de junho, pela segunda vez em junho. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 17,3°C de temperatura mínima. O recorde anterior de menor temperatura em Palmas era de 18,9°C, em 16 de junho.

Amplitude térmica

O dia 24 de junho teve a maior amplitude térmica do mês agora, com 19,2°C. A temperatura mínima foi de 17,3°C e a máxima, até 15 horas, foi de 36,5°C, mas este valor pode aumentar na nova leitura da temperatura que será feita às 21 horas. 

A amplitude térmica nada mais é do que a diferença entre o maior e o menor valor de temperatura de um dia qualquer.  A média de amplitude térmica em Palmas em 24 dias de junho foi de 10,8°C. A menor amplitude em junho até agora foi de 8,6°C, no dia 8 de junho. 

Dias com grandes amplitudes térmicas em geral são dias com muito sol. 

O sol forte e o tempo seco predominam em todo o Tocantins nos próximos dias.

Foto: Climatempo

Foto de Gleive Marcio Rodrigues, Palmas (TO)

Por que esfriou?

Julho é com noites frescas e tarde bastante quentes época de seca, de dias com grande amplitude térmica no Tocantins,

O vento frio de origem polar das frentes frias raramente chega ao Tocantins, mas com o tempo muito seco, as noites são limpas, praticamente sem nuvens, o que causa uma grande perda radiativa. 

Em outras palavras, quando a noite fica quase sem nuvens ocorrer uma grande  perda de calor e o ar perto da superfície se resfria rapidamente. Isto deixa as noites frescas, com temperaturas amenas. 

Durante o dia, com o sol forte, o ar aquece e a temperatura sobe muito e as tardes são quentes.

Foto: Climatempo

Foto de Gleive Marcio Rodrigues, Palmas (TO)

Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade