PUBLICIDADE

Climatempo

Qual a relação da vitamina D com a meteorologia?

O podcast Clima entre Nós revela por que este nutriente é nossa ligação direta de vida com o Sol

26 jun 2020 - 17h59
(atualizado em 27/6/2020 às 03h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Ela é D++! É nossa ligação direta de vida com o Sol. Sem ele, ela não consegue proporcionar todos os benefícios para o corpo humano. E mais: para que vários processos do nosso corpo ocorram corretamente é preciso que o nível desta substância esteja adequado. 

Ela na verdade é ele. A vitamina D não é vitamina, mas um hormônio que é produzido na nossa pele a partir de uma foto-reação feita quando ficamos expostos ao Sol. 

A deficiência de vitamina D está relacionada com muitos problemas de saúde.

Foto: Climatempo

Alguns problemas de saúde causados pela deficiência da vitamina D

É aí que a produção da vitamina D está altamente relacionada com as condições meteorológicas. A quantidade e a qualidade do Sol que precisamos para ativar a vitamina D no nosso corpo depende da época do ano, da hora do dia, da sua localização em relação ao equador terrestre e também da nebulosidade! Tudo isto vai influenciar na quantidade de raios UV que o nosso corpo vai absorver.

A mudança no comportamento social para uma vida cada vez mais urbana, onde somos obrigados a ficar muitas horas em locais fechados já reduziu a chance do nosso corpo ter contato direto com o Sol. Agora, em tempos de covid-19, a vitamina D ganhou destaque porque está relacionada com a imunidade do nosso corpoA pandemia trouxe o distanciamento social e o home office circunstancial será efetivo para muitas pessoas no pós-pandemia.

Por tudo isto, é importante pensar e ajustar o dia para incluir "um banho de sol" na rotina.

O Clima entre Nós conversou com doutora Marise Lazaretti, médica endocrinologista, professora da Unifesp e pós-graduada pela Universidade de Heimburg, na Alemanha. Ela é expert em vitamina D e nesse podcast dá uma interessantíssima aula sobre o que é a vitamina D, sua história, o que ela faz no nosso corpo e, o mais importante, os problemas causados pela deficiência de vitamina D. 

Uma ótima conversa, em palavra simples, que certamente será muito útil para você.

Boa escuta!

O Clima entre Nós está disponível nas principais plataformas de podcast:

Ouça também:

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade