PUBLICIDADE

Climatempo

Por que tanto vento e tanto frio?

Ar polar atingiu todas as Regiões do Brasil

5 jul 2017 - 16h53
(atualizado às 17h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Nos primeiros cinco dias de julho de 2017, uma forte queda da temperatura foi observada em áreas de todas as Regiões do Brasil. O Sul e o Sudeste registraram temperaturas negativas. Todas as capitais do Sudeste, Goiânia, Brasília, Salvador e Aracaju bateram recorde de frio para 2017 entre os dias 3 e 5 de julho. Intensas rajadas de vento entre 60km/h e mais de 100 km/h foram observadas em estados de todas as Regiões do país. O vento aumentou a sensação de frio. Por que tanto vento e tanto frio?

O frio intenso e a ventania são provocados podem são provocados por uma grande e forte massa de ar frio de origem polar que chegou ao país neste início de julho. Seu centro de alta pressão atmosférica atingiu entre 1038 hPa e 1040 hPa sobre o mar. O valor da pressão do ar é uma medida da força de uma massa de ar frio polar, que é uma alta pressão atmosférica. O fortes ventos desta massa de ar polar levaram o frio para o interior do país. O centro de alta pressão (A), que é a região mais fria, está sobre o mar na costa da Região Sul.

Foto: Climatempo

Saiba o que vai acontecer nos próximos dias com a temperatura e os ventos.

Muito frio

No dia 2 de julho, a temperatura caiu para 4,7°C abaixo de zero em Urupema, na parte mais elevada da serra de Santa Catarina, pela medição do Epagri-Ciram. No dia 5 de julho, a temperatura chegou ao 2,4°C negativos em Campos do Jordão, cidade paulista na Serra da Mantiqueira, conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Mas o vento gelado entrou forte sobre o Centro-Oeste, sobre o Nordeste e chegou ao Tocantins fazendo a temperatura despencar. A madrugada de 5 de julho foi gelada em Goiás e no Distrito Federal com temperatura de até 8,2°C em  e de 8,7°C em  (GO). No Tocantins, a temperatura baixou para 12,0°C em , segundo do INMET. No Nordeste, o resfriamento foi intenso na Bahia. A temperatura em  e em  fez 10,2°C. O ar de origem polar chegou no sertão baiano e fez a temperatura baixar para cerca de 13°C em .

4/7/17: Frio intenso e vento forte formaram o fenômeno do sincelo no pico da Bandeira, na serra do Caparaó, entre MG e ES
4/7/17: Frio intenso e vento forte formaram o fenômeno do sincelo no pico da Bandeira, na serra do Caparaó, entre MG e ES
Foto: Climatempo

Ventania

Mas além do frio, o vento forte também foi destaque nos primeiros dias de julho de 2017. O Instituto Nacional de Meteorologia mediu 86 km/h no dia 3 de julho em Abrolhos, na costa sul da Bahia. O dia 4 de julho foi com muito vento no Sudeste, no Centro-Oeste, no Nordeste e no Tocantins. Pela medição do INMET, Salvador teve rajadas de 65 km. Em , na Grande Belo Horizonte, uma rajada chegou aos 72 km/h e a região de  teve rajada de 73 km/h. Em Mato Grosso do Sul, a região de  teve rajada de 65 km/h. No Paraná, o aeroporto de  registrou uma rajada com 83 km/h Ainda no dia 4 de julho, , na Bahia, teve rajada de 75 km/h e em Palmas, no Tocantins, uma rajada chegou aos 76 km/h. No dia 5,  ainda sentiu rajadas com até 77 km/h e no morro da Igreja, em , no alto da serra de Santa Catarina, várias rajadas alcançaram mais de 100 km/h, sendo que a mais intensa foi de 107 km/h.

Previsão Brasil: ar polar ainda provoca frio no País :
 
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade