PUBLICIDADE

Climatempo

Novo furacão à vista no Caribe

Matthew já deixa região em alerta

28 set 2016 - 22h50
Compartilhar
Exibir comentários

O mar do Caribe entrou em alerta nesta terça-feira por causa da formação de uma nova tempestade tropical, mas que já mostra potencial para se tornar um furacão até a sexta-feira.

A nova tempestade tropical foi batizada de Matthew e está sendo monitorada pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), com sede em Miami.

Foto: Climatempo

Matthew se desenvolveu na região de parte das ilhas que formam as Pequenas Antilhas (região da Martinica, Guadalupe e outras), onde já provocou chuvas intensas e ventania na tarde e noite de 28 de setembro. O aeroporto internacional Le Lamentin, na Martinica, registrou rajadas de 93 km/h às 16h30, hora de Brasília.

Na imagem de satélite, as áreas de nuvens carregadas da tempestade tropical Matthew aparecem como a mancha vermelha e amarela, em forma arredondada, que passa sobre parte das Pequenas Antilhas.

Foto: Climatempo

Avisos de chuvas intensas já estão em vigor para as ilhas Guadalupe, Martinica, Santa Lucia, Dominica, Barbados, São Vicente e Granadinas. A região de Curaçao e Aruba também está de sobreaviso para possíveis chuvas intensas nas próximas 36 ou 48 horas. A costa da Venezuela e da Colômbia está em atenção porque também poderá sofrer os impactos desta tempestade tropical que se fortalece nos próximos dois dias.

Pela análise meteorológica do NHC de 21 horas (em Brasília) de 28 de setembro de 2016, os ventos constantes gerados pela tempestade tropical Matthew eram da ordem de 100 km/h, com rajadas maiores. Um avião de reconhecimento foi enviado para o local e mediu o vento. A instabilidade se movimentava para oeste com cerca de 24 km/h. A pressão mínima era de 1004 hPa.

A previsão do NHC é que Matthew se intensifique nas próximas 48 horas e se torne um furacão na sexta-feira, 30 de setembro. A tormenta deve continuar se deslocando para oeste avançando sobre o mar do Caribe. Se a previsão se confirmar, a Jamaica e o Haiti devem sentir os ventos com força de furacão no domingo.

Projeções estendidas dos modelos atmosféricos indicavam nesta quarta-feira que Matthew poderá chegar ao sul de Cuba no começo da próxima semana.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade