PUBLICIDADE

Climatempo

Nova massa polar provoca recorde de frio em várias capitais

Ar polar avança forte sobre o Brasil

31 mai 2017 - 18h08
(atualizado às 21h38)
Compartilhar
Exibir comentários

O mês de maio terminou com recorde de frio em várias capitais brasileiras. O ar polar vai atuar com mais força nas próximas 48 horas e a temperatura cai mais.

A tarde do dia 31 de maio foi a mais fria do ano até agora em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, em Florianópolis, capital de Santa Catarina e em Campo Grande, a capital de Mato Grosso do Sul. O ar frio de uma nova massa de ar polar que começou a influenciar o Brasil foi o responsável pela acentuada queda da temperatura. Mas o tempo chuvoso e a falta do sol também contribuíram para o esfriamento do ar em algumas capitais.

Em, a chuva e o ar polar derrubaram a temperatura. A temperatura máxima foi de apenas 17,6°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior era 17,8°C, em 27 de maio.

O tempo chuvoso foi o principal motivo para a baixa temperatura em . O total de chuva em 24 horas chegava aos 43 mm acumulados entre 15 horas do dia 30 e 15 horas de 31 de maio. O recorde de tarde mais fria deste ano ocorreu com a máxima de 18,2°C. O recorde anterior de menor temperatura máxima era de 20,4°C, em 28 de maio.

A combinação de ar polar e céu nublado fez a temperatura baixar muito em . Nesta quarta-feira, o ar polar entrou com força sobre o Mato Grosso do Sul e esfriou muito. Em Campo Grande, a tarde mais fria desde ano até agora foi com temperatura máxima de 21,6°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior era 21,9°C, em 27 de abril. Esfriou também no oeste e no sul de Mato Grosso, mas Cuiabá não teve novo recorde. O ar polar foi sentido na tarde desta quarta-feira até em Rondônia e no Acre.

Até domingo, esta massa polar terá influência em muitas áreas do Brasil e vai esfriar mais. Para a maioria das regiões do Sul e do Sudeste, as madrugadas mais geladas devem ser dos dias 2 e 3 de junho.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade