2 eventos ao vivo

Nordeste com mais umidade e pancadas de chuva

Volume de chuva em São Luís (MA) atinge quase a metade da média de janeiro

10 jan 2018
15h46
  • separator
  • comentários

A Região Nordeste do país volta a ter mais umidade e pancadas de chuva nos próximos dias . A chuva voltou a cair forte em diversas cidades do Maranhão e a capital São Luís registrou o maior acumulado em 24 horas desde julho de 2017.

O aumento da umidade sobre o Nordeste volta a acontecer com o deslocamento e o enfraquecimento do VCAN (vórtice ciclônico nos altos níveis da atmosfera), que atuou sobre a Região nos últimos dias. A alteração na circulação dos ventos faz o ar úmido se espalhar novamente aumentando as condições de chuva pelo interior e as áreas litorâneas da costa norte e da costa leste nos próximos dias.

"Janeiro marca o início do aumento da chuva pela costa norte do Nordeste", lembra a meteorologista Josélia Pegorim. "A partir de agora, temporais como aconteceram nesta quarta-feira (10) em São Luís, ficam mais frequentes. Entretanto, esse aumento recente da chuva sobre o litoral do Maranhão ainda não é um indicativo da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e tem relação com a borda do VCAN, que veio atuando sobre a costa norte nordestina nos últimos dias, completa Pegorim.

Foto: Climatempo
Foto: Allison Pires. São Luís/Maranhão

São Luís já acumula quase 50% da média de chuva de janeiro

A chuva caiu forte em São Luís na madrugada e manhã desta quarta-feira, acumulando 59 mm no período de 24 horas. Foi o maior volume de chuva desde os dias 2 e 3 de julho de 2017, quando a capital registrou 64 mm, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A chuva forte gerou vários pontos de alagamento e transtornos no trânsito na manhã desta quarta.

O total de chuva acumulado desde o dia primeiro de janeiro de 2018 está em 126,4 mm, o correspondente a quase metade da média normal de chuva para o mês, que é de aproximadamente 244 mm.

Confira abaixo os maiores volumes de chuva sobre o Nordeste que ocorrem entre a terça-feira (9) e esta quarta-feira no período de 24 horas:

Foto: Climatempo

Há previsão de pancadas de chuva por todo o litoral do Nordeste e por vezes, essa chuva pode ser persistente. Pelo interior, há chance de pancadas de chuva de forte intensidade, embora pontuais, não de forma generalizada.

Acompanhe as explicações sobre o aumento das pancadas de chuva no Nordeste nos próximos dias:

Climatempo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade