PUBLICIDADE

Climatempo

Nordeste ainda tem chuva frequente nos próximos dias

VCAN enfraquece, mas ZCIT fica ativa na costa norte da Região

17 fev 2019 - 01h50
Compartilhar
Exibir comentários

A circulação de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) sobre o Nordeste do Brasil, juntamente com a áreas de instabilidade da Zona de de Convergência intertropical (ZCIT) formaram nuvens bastante carregadas sobre o Nordeste. Várias regiões no interior e no litoral dos estados receberam grandes volumes de chuva nos últimos dias.

O VCAN está enfraquecendo, mas a ZCIT fica ativa na costa norte da Região nos próximos dias. Pelo menos até a quinta-feira, 21 de fevereiro, as pancadas de chuva ainda serão frequentes no litoral e no interior de todos os estados. Há condições para a raios, principalmente pelo interior do Nordeste e pode chover forte.

Foto: Climatempo

Foto de Ewerton Diego, Camaragibe

Confira alguns volumes de chuva elevados registrados pelo Cemaden e Inmet entre 20 horas do dia 15 e 20 horas do dia 16 de fevereiro de 2019

São José da Lagoa Tapada (PB): 100,0 mm

Santa Teresinha (PB): 114,4 mm

Sousa (PB) 146,6 mm

Patos (PB): 109 mm

Chuva de fevereiro perto da média

Em São Luís, capital do Maranhão, e em Fortaleza, capital do Ceará, choveu todos os dias desde o início de fevereiro. O resultado é a que chuva acumulada já está próxima da média. Em 16 dias, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 268,1 mm em São Luís, 83% da média de fevereiro que é de 321 mm.

Em Fortaleza, em 16 dias, choveu 87% da média que é de 187 mm.

Foto: Climatempo

Foto de Ewerton Diego, Camaragibe

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade