PUBLICIDADE

Climatempo

Mais sol e calor na Região Sudeste

Condições de chuva diminuem no último fim de semana de fevereiro

22 fev 2019 - 14h59
Compartilhar
Exibir comentários

Por Josélia Pegorim

A semana foi marcada por temporais em todos os estados da Região Sudeste do Brasil. Mas neste fim de semana, um forte o sistema de alta pressão atmosférica começa a ganhar força sobre o Sudeste diminuindo as condições para chuva. O sistema de alta pressão subtropical do Atlântico Sul (ASAS) vai reduzir as áreas de instabilidade e consequentemente diminuir a formação de nuvens carregadas e a chance de temporais.

Em todos os estados da Região Sudeste teremos mais sol e calor neste último fim de semana de fevereiro. Nas áreas da Grande Belo Horizonte, no noroeste de Minas, no vale do Rio Doce, na região do Vale do Jequitinhonha e no Espírito Santo não há expectativa de chuva para este fim de semana.

Nas outras áreas da Região Sudeste, incluindo a área da Grande São Paulo e do Grande Rio, as pancadas de chuva devem acontecer à tarde e à noite, mas não de forma generalizada. Por causa do calor intenso, algumas pancadas ainda poderão ser com moderada a forte intensidade, mas não devem se prolongar por muito tempo e nem devem atrapalhar os blocos que saem neste fim de semana esquentando para o carnaval que está chegando.

Foto: Climatempo
Foto: Jô Pegorim - SP - SP

Calor

Esse fim de semana promete ser de bastante calor em todas as áreas da Região Sudeste do Brasil.

As praias de São Paulo, do Rio e do Espírito Santo também terão bastante sol. Há uma possibilidade de pancadas de chuva no litoral de São Paulo e também no sul do Rio de Janeiro, mas essa chuva não deve durar muito tempo.

Mesmo com a melhora do tempo, ainda há risco de deslizamentos de terra na região do litoral paulista e também na área de Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba,  por causa dos temporais que aconteceram desde o começo do mês de fevereiro.  As encostas estão encharcadas e, por isso ainda há risco de deslizamentos. Fique atento as informações das concessionárias que administram as rodovias que vão para o litoral paulista e também para região de Angra dos Reis.

Frente fria à vista

Neste fim de semana,  uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil. A partir do domingo ela deve começar a provocar temporais no Rio Grande do Sul. Essa nova frente fria chega ao litoral de São Paulo na próxima segunda-feira e vai também aumentar as condições de chuva em todas as regiões paulistas, influenciando áreas ao centro sul do Rio de Janeiro e também de Minas Gerais.

Esta frente fria vai trazer mais pancadas de chuva para o início da próxima semana que podem ser de forte intensidade, mas não deve manter instabilidade até o carnaval.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade