PUBLICIDADE

Climatempo

Mais chuva para o Paraná e Santa Catarina

Blumenau (SC) e Foz do iguaçu (PR) acumularam mais de 100 mm em 3 horas de chuva no sábado, 2.

3 fev 2019 - 00h58
Compartilhar
Exibir comentários

A passagem de uma frente fria e o calor intenso formaram fortes áreas de instabilidade sobre Santa Catarina e sobre o Paraná que provocaram muita chuva no sábado, 2 de fevereiro. Em alguns locais, os temporais vieram com rajadas de vento acima dos 80 km/h e atingiram também as capitais dos estados. Na região do aeroporto Afonso Pena, na Grande Curitiba, uma rajada chegou aos 72 km/h.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma rajada com 85 km/h em Cidade Gaúcha (PR) e outra com 81 km/h em Clevelândia. Em Ituporanga (SC), uma rajada chegou aos 74 km/h e o aeroporto de Foz do Iguaçu (PR) teve rajada de 70 km/h.

Volumes de chuva bastante elevados foram acumulados em poucas horas. Pela medição do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - choveu 109 mm na região de Foz do Iguaçu (PR) em 3 horas, entre 18h50 e 21h50. No mesmo período choveu 115 mm em áreas de Blumenau (SC).

Foto: Climatempo

Foto de Luiz, Curitiba (PR)

Tempo instável por vários dias

Tecnicamente a frente fria que trouxe a chuva e a ventania se afasta do Sul do Brasil nos próximos dias, mas áreas de instabilidade continuam se formando sobre Santa Catarina e Paraná.

A previsão é de que ainda chova forte em vários locais dos dois estados neste domingo. Pode chover forte também nas capitais Curitiba e Florianópolis. A chuva diminui de intensidade na segunda-feira, mas ainda deve ser generalizada.

Na terça e na quarta-feira, 6 de fevereiro, Paraná e Santa Catarina já terão várias horas com sol, mas as pancadas de chuva continuam a partir da tarde.

Rio Grande do Sul seco

Ainda chove um pouco no norte e leste do Rio Grande do Sul no domingo, mas entre a segunda e a quinta-feira, 7, o sol e o tempo seco predominam no estado.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade