PUBLICIDADE

Climatempo

Litoral de SP tem chuva volumosa nesta quarta

Em Cubatão choveu 100 mm em 3 horas. Previsão é de muita chuva ate o domingo. Aumenta o risco de queda da barreias

12 fev 2019 - 22h26
Compartilhar
Exibir comentários

A chuva voltou a cair muito forte na região de Cubatão e da Baixada Santista no começo da noite desta terça-feira, 13 de fevereiro acumulando grandes volumes em pouco tempo. Medições do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - indicaram cerca de 100 mm acumulados em 3 horas na região de Cubatão. Alagamentos já eram observadas na região de São Vicente.

A tabela mostra o volume de chuva acumulado em 3 horas, entre aproximadamente 16h30 e 19h30, segundo o CEMADEN

Município

Local

Chuva em 3h (mm)

Cubatão

Vila Esperança

102.5

São Vicente

Rodovia Padre Manoel

97.1

Cubatão

Cota-200

87.9

Cubatão

Fabril

77.5

Cubatão

Vila Parise

57.8

Cubatão

Jardim Casqueiro

55.1

Santos

Sítio das Neves

46.5

 

Atenção para deslizamentos de terra

A situação meteorológica preocupa bastante no litoral de São Paulo. Entre 20 horas e 21 horas desta terça-feira, 12, eram observadas taxas de chuva elevadas, de 25 mm/h a 32 mm/h entre Bertioga e São Sebastião. A previsão é de que a chuva diminua e fique fraca só durante a tarde. Deve chover fraco também durante a noite desta quarta-feira.

O risco de alagamentos e deslizamentos de terra é alto porque o solo já está encharcado devido à chuva muito volumosa da semana passada. A chuva vai persistir por várias horas nesta quarta-feira, 13, e os acumulados de água vão aumentar sobre os córregos e encostas.

Semana termina muito instável

O aumento da chuva que começou nesta terça-feira, 12, foi por causa de uma frente fria que chegou ao litoral de São Paulo. Tecnicamente a frente fria vai para o Rio de Janeiro e Espírito Santo nesta quarta-feira, 13, mas o vento marítimo persistente e moderado mantém a umidade elevada para a continuidade das nuvens de chuva.

Mas há outra preocupação para o fim de semana. A formação de uma grande área de baixa pressão atmosférica e uma mudança na circulação de ventos em vários níveis da atmosfera vai gerar fortes áreas de instabilidade sobre o estado de São Paulo.

A previsão é de que a chuva volte a aumentar na sexta-feira, 15 de fevereiro, e fique persistente por quase todo o sábado, 16. Há risco de chuva forte e volumosa.

O risco de deslizamento de terra e de queda de barreira é elevado pelo menos até o domingo, 17 de fevereiro

Temperatura amena

Por causa do predomínio de céu nublado, chuva e vento frio, a temperatura fica amena nos próximos dias. Apenas a sexta-feira poderá ser um pouco abafada.

Foto: Climatempo

Foto de Augusto Pegorim, Caraguatatuba (SP): alagamento do dia 6/2/19

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade