PUBLICIDADE

Climatempo

Frio extremo: Milhões de texanos ficaram sem aquecimento

Prefeito de Houston pede que edifícios conservem energia

17 fev 2021 - 11h28
Compartilhar
Exibir comentários

Depois que temperaturas abaixo de zero cortaram a energia de seu apartamento em Houston, Jael Sanchez e Randy Castillo começaram a se sentir como se estivessem vivendo no fim do mundo. 

Sem aquecimento e sem fogão funcionando, o casal e sua filha de 11 anos se agacharam em um quarto improvisado forte feito de quase uma dúzia de cobertores e fizeram o possível para esquentar latas de sopa em uma churrasqueira na neve. 

"Oito horas em Houston sem energia e já estávamos tendo um apocalipse aqui", relatou Castillo pouco antes da meia-noite de terça-feira.

O casal relata que tiveram a sorte de ter equipamentos de acampamento, como faróis e carregadores de celular portáteis, para ajudá-los a passar uma das noites mais frias já registradas na região. Muitos outros em Houston - e em todo o centro dos Estados Unidos - se viram literalmente no escuro, isolados do mundo exterior enquanto se acomodavam em casas mal isoladas que não foram projetadas para condições climáticas extremas. 

No final da noite de segunda-feira (15), mais de 4 milhões de famílias no Texas não tinham energia devido a um conjunto catastrófico de circunstâncias que prejudicaram a rede elétrica do estado, e aqueles que tentavam buscar abrigo em outro lugar enfrentaram condições perigosas das estradas e exposição potencial ao coronavírus.

"Estou tentando não pensar sobre isso, mas há uma chance de encontrarmos muitas pessoas mortas nos próximos dias", disse Sanchez ao The Post.

Na noite de segunda-feira, a polícia na área de Houston já havia dito que pelo menos duas mortes eram prováveis devido às baixas temperaturas. À medida que as interrupções se estendiam pela manhã de terça-feira, ficou claro que os esforços de alguns texanos para se manter aquecidos também os colocavam em perigo. 

Alguns optaram por passar a noite em seus carros com os motores ligados, alertando sobre o risco de inalação de gases tóxicos. E uma família de subúrbio de Houston tentou aquecer seu apartamento com um grelhador a carvão, levando dois adultos e quatro crianças a serem hospitalizados com envenenamento por monóxido de carbono, de acordo com WAVY.

Muitas casas e prédios de apartamentos no Texas e em outras partes do Cinturão do Sol são construídos com isolamento mínimo, o que significa que os residentes não poderiam contar com suas casas para ficarem aquecidas por muito tempo depois que a energia fosse cortada. 

Nas redes sociais, os texanos descreveram uma tentativa frenética de reservar quartos em hotéis, apenas para descobrir que não havia eletricidade ou que já estavam lotados.

Kevin Ramirez, um caçador de tempestades na área de Dallas, twittou na segunda-feira que ele e sua família optaram por passar a noite "amontoados orando" em um armário no corredor que geralmente serve como abrigo contra tornados, uma vez que parecia ser a parte mais quente de sua casa.

"Entre em um quarto com sua família, agasalhe-se, coloque cobertores, fique aquecido", aconselhou a juíza do condado de Harris, Lina Hidalgo, aos residentes na segunda-feira, dizendo que essa era a "melhor recomendação" que ela poderia oferecer no momento.

Sanchez e Castillo seguiram esse conselho, enquanto se preocupavam com os vizinhos com problemas de saúde. Mas eles também sabiam que corriam o risco de ficar sem comida se o blecaute durasse muito mais tempo. Sem nenhuma maneira de usar o fogão elétrico, eles não podiam cozinhar a maioria dos mantimentos que tinham estocado. 

Embora incomum para a área, a onda de frio foi prevista com bastante antecedência, dando às autoridades bastante tempo para se preparar, observou o casal. "Acho que vamos ficar bem", disse Castillo. "Mas acho que veremos uma situação de pesadelo nos próximos dias."

Prefeito de Houston pede que edifícios conservem energia

Nesta última terça-feira, o prefeito Sylvester Turner pediu aos proprietários e gerentes de prédios do centro da cidade que se preocupassem com o uso de eletricidade pelo resto da semana.

Foto: Climatempo

Foto: Greg Morago - centro de Houston/EUA, em 15 de fevereiro de 2021

"Alguns dias atrás, pedimos a todos que conservassem sua energia - não apenas os proprietários, mas as empresas em todos os setores - vamos pedir novamente por esses edifícios, por exemplo, no centro da cidade, ou realmente em qualquer lugar na cidade de Houston que não sejam sendo utilizado, ocupado, especialmente à noite para desligar essas luzes ", disse Turner.

Fonte: Antonia Noori Farzan, The Washington Post e Matt Young, Chron.com / Houston Chronicle

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade