PUBLICIDADE

Climatempo

Frio abaixo de 0°C no Sul e no Sudeste

Estados do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo registraram geada

28 mai 2020 - 13h30
Compartilhar
Exibir comentários

Os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil ainda sentiram a forte presença do ar frio de origem polar nesta quinta-feira. A madrugada foi gelada, com temperatura abaixo de 0°C em algumas áreas de Santa Catarina, do Paraná, do sul de São Paulo e do Sul de Minas.

O Epagri-Ciram registrou -3,6°C em Bom Jardim da Serra/Comunidade XV dias. No Paraná, o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - registrou -1,5°C em General Carneiro. Em Minas Gerais, no Sul Mineiro, a temperatura chegou a -1,0°C em Maria da Fé. Em São Paulo, o CIIAgro registrou -0,3°C em Itapetininga.

Muitas áreas nos estados do Sul, em São Paulo, em Minas Gerais registraram temperaturas entre 0°C e 5°C na madrugada de 28 de maio. 

No sul de Mato Grosso do Sul, a temperatura ainda chegou a 4,4°C em Rio Brilhante. Jataí, no sul de Goiás, registrou 5,1°C, segundo o INMET.

O sul de Mato Grosso ainda teve frio abaixo de 10°C nesta quinta-feira, com 7,6°C em Alto Taquari.

No Distrito Federal, a temperatura também ficou abaixo de 10°C em alguns locais, com temperatura mínima de 9,2°C em Gama.

O estado do Espírito Santo esfriou mais nesta quinta-feira e Venda Nova do Imigrante registrou 7,3°C, segundo o INMET. Mas segundo o INCAPER, na serra capixaba, em Domingos Martins, na região de Aracê, a temperatura chegou aos 3,4°C.

No Rio de Janeiro, de forma geral, a temperatura na madrugada desta quinta, 28, teve ligeira elevação em relação à madrugada do dia 27. Mesmo assim, temperaturas abaixo dos 10°C foram observadas em alguns locais. O INMET registrou 7,1°C em Carmo, 8,1°C em Resende e 9,5°C, 8,7°C em Santa Maria Madalena e 9,5°C em Cambuci, entre outras.

Menos frio nos próximos dias

O frio diminui nos próximos dias no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste, com afastamento gradual do centro da forte massa de ar de origem polar que se espalhou sobre o país nesta última semana de maio de 2020. As temperaturas terão gradual elevação, mesmo assim, a sensação de frio vai persistir à noite e no começo da manhã.

Esta foi a segunda onda de frio forte de maio, mas há previsão de outras semanas geladas em junho e durante o inverno, com a passagem de outras massas de ar frio intenso, semelhantes a estas de maio.

Show do gelo

O frio intenso provocou geada em áreas do Sul e do Sudeste.

Foto: Climatempo

Foto de Robson Uliana, Domingos Martins (ES)

Foto: Climatempo

Foto de Agência São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

Foto: Climatempo

Foto de Wiliam Siqueira, Maria da Fé (MG)

Foto: Climatempo

Foto de Jailton Renato de Oliveira Bom Sucesso de Itararé (SP)

Foto: Climatempo

Foto de Lucas Cenovicz, Ipiranga (PR)

Foto: Climatempo

Foto de Wiliam Siqueira, Maria da Fé (MG)

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade