2 eventos ao vivo

Frente fria muda o tempo no Rio de Janeiro

Mar agitado e ondas grandes na costa. Rajadas de vento chegaram aos 81 km/h na capital no começo da tarde de terça.

13 ago 2019
15h20
atualizado às 17h14
  • separator
  • 0
  • comentários

O tempo mudou no Rio de Janeiro. A chegada de uma frente fria ajudou a furar o bloqueio atmosférico da massa de ar seco sobre o estado e chegou com fortes rajadas de vento. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 81 km/h no forte de Copacabana entre 12 horas e 13 horas. Outras duas rajadas com 80 km/h foram observadas entre 13 horas e 15 horas.

A ponte Rio-Niterói foi parcialmente fechada por volta das 13 horas por causa da ventania provocada pela chegada desta frente fria. Antes da virada do tempo, a temperatura na cidade do Rio de Janeiro chegou aos 32,9°C nesta terça-feira.

Temperatura em declínio

A combinação de ar polar, muita nebulosidade, um pouco de chuva e os ventos moderados causam queda da temperatura em todas as regiões fluminenses durante esta quarta-feira. A cidade do Rio terá um dia bastante fresco, se comparado aos últimos dias.

O vento marítimo e frio que acompanha este sistema volta a soprar com força injetando muita umidade sobre o estado. A previsão é de tempo bastante instável nesta quarta-feira.

Mais umidade e chuva

As áreas de instabilidade deixadas pela passagem da rápida frente fria vão ajudar a aumentar as condições para chuva por todo o estado do Rio de Janeiro. Durante a quarta-feira, 14 de agosto, na faixa litorânea de Paraty e a até a região dos Lagos, o tempo fica nublado e chuvoso. A cidade do Rio e todo o Grande Rio também terão uma quarta-feira com predomínio de céu nublado e chuva.

Nas demais áreas fluminenses, as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora dia intercalando alguns períodos de sol. Não se pode descartar o risco de chuva moderada, inclusive sobre o Grande Rio. As rajadas de vento podem alcançar até 60km/h.  Vale lembrar que não há expectativa de raios e nem de chuva intensa.

Mar agitado

A presença de um ciclone extratropical em alto mar provocam ventos fortes e persistentes na costa do Sudeste. O mar fica agitado e as ondas podem variar entre 3,0 e 3,5 m na costa do Rio de Janeiro.

Foto: Climatempo

Foto de Andrea Pinheiro, Rio de Janeiro (RJ)

Tempo volta a secar

A partir desta quinta-feira, com o enfraquecimento das instabilidades já não há condições para chuva no Rio de Janeiro. O sol aparece entre nuvens no decorrer do dia e a temperatura sobe gradativamente.

Para o fim de semana, a tendência é que o ar seco volte a ganhar força e a temperatura volta a ficar alta em várias localidades.      

Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade