PUBLICIDADE

Climatempo

Frente fria espalha chuva sobre o Sul do Brasil

Rio Grande do Sul volta a ficar em alerta. Região Sul terá muita chuva e acentuada queda da temperatura nos primeiros dias de julho.

29 jun 2019 - 19h02
Compartilhar
Exibir comentários

Um frente fria se organiza entre o Brasil, o Paraguai, a Argentina e o Uruguai áreas de instabilidade se espalham sobre o Sul do Brasil. Junho termina com alerta para ventos moderados a fortes nos três estados e fortes pancadas de chuva especialmente sobre o Rio Grande do Sul.  A primeira semana de julho também é com alerta para temporais e também para o frio intenso.

A nova frente fria espalha áreas de instabilidade sobre a Região Sul no decorrer do domingo, 30 de junho, mas as nuvens carregadas ainda não conseguem se formar por toda a Região. Uma forte massa de ar seco vai dificultar a expansão das nuvens carregadas sobre grande parte do Paraná.

Atenção

Frio intenso, chuva forte, ventania e geada são esperados em áreas do Sul do Brasil entre a segunda-feira, 1 de julho, e a quinta-feira, 3 de julho. Acompanhe a previsão. Será a onda de frio mais intensa do ano até agora, com potencial para provocar temperatura abaixo de 0°C e geada ampla e nos três estados. 

Ar seco ainda predomina no Paraná

No Paraná, o sol e calor ainda predominam, mas já com tem previsão de pancadas de chuva e raios a partir da tarde em áreas do extremo oeste e sul do estado. Pode chover com moderada a forte intensidade na região de Foz do Iguaçu. Ainda não chove na Grande Curitiba e nem nas outras regiões paranaenses.

No decorrer do domingo, 30, podem ocorrer rajadas de vento de 50 km/h a 70 km/h no Paraná, mesmo sem estar chovendo. Faz calor em todo o estado.

Calor e pancadas de chuva em Sana Catarina

O tempo muda bastante em Santa Catarina. O domingo é quente e abafado, com rajadas de vento a qualquer hora. Mas com a expansão das áreas de instabilidade da frente fria, as pancadas de chuva voltam a ocorrer à tarde e à noite por quase todo o estado.  Tem risco de chuva moderada a forte e de raios. Pode ventar forte também, com rajadas de até 70 km/h. Florianópolis tem um domingo quente e com pancadas de chuva a partir da tarde.

Não deve chover na região do litoral norte, no Vale do Itajaí e no Planalto Norte, mas a nebulosidade aumenta nestas áreas.

Foto: Climatempo

Foto: Alessandro Mello Montenegro/RS

Temporais no Rio Grande do Sul

Junho termina com tempo muito instável em todo o Rio Grande do Sul. A situação é de alerta para chuva forte e volumosa, inclusive na Grande Porto Alegre. Veja alerta especial.

O tempo chuvoso e a entrada de ar frio de origem polar fazem a temperatura baixar em todo o estado. A sensação volta a ser de frio, depois do sábado muito quente, quando Porto Alegre registrou cerca de 30°C. C. Atenção para ventos fortes com rajadas de 60 km/h a 80 km/h.

Porto Alegre, o Noroeste, Planalto, Serra e o Litoral Norte gaúcho ainda terão muita chuva na segunda-feira, 1 de julho. A chuva vai parar na fronteira com o Uruguai e esfria muito. Pode gear na segunda na região.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade