PUBLICIDADE

Climatempo

Em meio à crise econômica, como fica o ODS 8?

Brasil ainda tem mais de 11 milhões de desempregados. Saída pode estar na economia verde.

28 jun 2022 - 01h34
Compartilhar
Exibir comentários

Brasil ainda tem mais de 11 milhões de desempregados. Saída pode estar na economia verde

por Angélica Queiroz (O Mundo Que Queremos)

Segundo a Constituição Brasileira, o trabalho é um direito fundamental. Mesmo assim, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil tem, pelo menos, 11 milhões de desempregados. Esse problema, que é crônico, se agravou com a pandemia e a crise econômica, chegando a passar de 15 milhões. Aos poucos, a situação, tem melhorado, mas ainda estamos longe — não só aqui, mas também em vários países do mundo — de atingirmos o ODS 8 dos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

Foto: Climatempo

ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico

Sem emprego não há possibilidade de desenvolvimento sustentável que, de forma resumida, é a capacidade de suprir as necessidades dessa geração sem deixar a conta para as próximas. Mas, com os efeitos do aquecimento global cada vez mais evidentes e tanta gente sem trabalho, que tipo de crescimento econômico precisamos promover? 

Durante a pandemia, cresceu a discussão sobre a recuperação verde, ou seja, uma retomada do crescimento econômico que mire também em zerar as emissões de carbono e em mudanças de hábitos que contribuam para frear o avanço das mudanças climáticas. Algumas iniciativas, como a Convergência pelo Brasil, disseminam conhecimento para que o país volte a crescer, considerando o risco climático. Assinado por ex ministros da Fazenda e do Banco Central, o manifesto deixa claro que "superar a crise exige a convergência em torno de uma agenda que nos possibilite retomar as atividades econômicas, endereçar os problemas sociais e, simultaneamente, construir uma economia mais resiliente ao lidar com os riscos climáticos e suas implicações."

ODS também aponta caminhos

A própria descrição detalhada do ODS 8, nos conta alguns caminhos de como construir essa nova economia e, ao mesmo tempo, gerar emprego. A meta ressalta que o crescimento econômico deve levar em conta não apenas o Produto Interno Bruto (PIB), mas o contexto do país e, portanto, também as necessidades locais.

"Na Amazônia, por exemplo, é preciso pensar em projetos que atendam às necessidades básicas das pessoas que lá vivem e não em megaprojetos que, além de não fazerem isso, contribuem para a devastação do bioma", afirma Sérgio Guimarães, secretário executivo do GT Infraestrutura.

A diversificação e a modernização tecnológica são apontadas pelo ODS como saídas para aumentar a produtividade, assim como o incentivo ao empreendedorismo e à políticas que apoiem as atividades que geram emprego decente e que tenham a preocupação ambiental como prioridade. Até 2030, a meta é melhorar a eficiência e dissociar o crescimento econômico da degradação ambiental.

O Brasil tem um enorme potencial para atender a essas premissas, porque tem gente criativa investindo em negócios verdes. Um novo estudo global, divulgado pela consultoria Accenture, mostrou que as novas gerações de brasileiros se preocupam mais com questões ambientais e buscam trabalhos relacionados com a economia verde. Mais de 80% dos entrevistados disseram que gostariam de trabalhar nessa área.

O investimento em áreas de fontes renováveis de energia, na restauração florestal e em projetos de infraestrutura pensados para as pessoas, para citar apenas alguns exemplos, pode gerar milhares de empregos. Além dos cargos novos que aparecem, mais pessoas serão necessárias para trabalhar no setor de serviços. O turismo sustentável é outra área apontada como promissora na ODS, pois, além de gerar empregos, preserva e promove a cultura e os produtos locais.

ODS

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, fazem parte do plano de ação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, definida em 2015, durante uma reunião de líderes mundiais na sede da ONU, em Nova York. Os ODS são tarefas válidas para todo o mundo, com objetivos comuns para fazer do planeta um lugar mais justo e sustentável. Aqui a gente explica melhor e conta quais são eles.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade