PUBLICIDADE

Climatempo

Eclipse lunar penumbral acontece hoje à noite

Confira em que locais do Brasil será possível acompanhar o fenômeno

5 jun 2020 - 11h25
Compartilhar
Exibir comentários

Um eclipse penumbral da Lua irá ocorrer na noite de hoje (5). No Brasil, o fenômeno terá duração total de 3 horas e 18 minutos, com ápice às 16h25 - isso significa que, quando a Lua cheia surgir no céu, o eclipse já estará em andamento. A Lua eclipsada também poderá ser vista em parte da Europa, África, Ásia e da Austrália. 

Por se tratar de um eclipse penumbral, o que parte de nós conseguirá ver hoje é apenas um sombreamento da Lua. No entanto, durante o processo, o satélite poderá aparecer numa cor diferenciada, com tom um pouco mais escurecido do que o normal. 

No mapa abaixo, elaborado pelo site Time and Date, é possível notar que o eclipse penumbral deverá ser visível na Região Sul, Sudeste, em boa parte do Nordeste, e em áreas de Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás e Distrito Federal. Porém, fatores meteorológicos, como o excesso de nebulosidade e chuva, poderão impedir a observação do fenômeno até mesmo nestas áreas.

Foto: Climatempo

Onde será possível ver o eclipse

A formação de fortes áreas de instabilidade devem impedir a visualização do eclipse em todo o Sul do Brasil. Mesmo que não chova em alguns períodos do fenômeno, o céu ficará bastante encoberto na Região, o que irá dificultar muito a observação da Lua cheia.

No Sudeste, a influência de ventos marítimos também vão deixar o céu cheio de nuvens na faixa leste do estado de São Paulo e em boa parte do Rio de Janeiro. Portanto, nas duas capitais, a probabilidade de visualização do eclipse é muito baixa. Em Belo Horizonte, na Zona da Mata Mineira e no Vale do Jequitinhonha, a possibilidade é média também pela presença de nebulosidade. Já em parte do Espírito Santo, no centro-oeste e noroeste de Minas Gerais, a noite de hoje será com poucas nuvens, o que deverá favorecer a observação do fenômeno. 

O eclipse penumbral poderá ser visível com facilidade no estado de Goiás e no Distrito Federal. No entanto, a formação de nuvens carregadas deixam o céu encoberto até a noite em todo o centro-sul de Mato Grosso do Sul, inclusive nas regiões de Porto Murtinho, Dourados, Ivinhema, Rio Brilhante e Ponta Porã.

No Nordeste, o predomínio de uma massa de ar seco irá permitir uma boa visualização do eclipse penumbral no interior do Piauí, do Ceará e no centro-oeste da Bahia. Por outro lado, o excesso de nebulosidade irá dificultar muito a observação da Lua entre a região de Salvador e Ilhéus. Nas demais capitais da Região e em boa parte do Tocantins, a probabilidade de ver o eclipse é média, uma vez que não se pode descartar a ocorrência de algumas pancadas de chuva nesses locais ao longo da tarde e noite de hoje.

Não se esqueça! Caso consiga ver o fenômeno, fotografe-o e publique nas redes sociais usando a hashtag #otempodajanela! 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade