PUBLICIDADE

Climatempo

Descubra Saturno, Vênus e Marte no céu da sua cidade

Estes planetas são facilmente visíveis neste final de semana no céu do Brasil. Saiba como observar!

23 out 2020 - 16h48
(atualizado às 17h18)
Compartilhar
Exibir comentários

por Josélia Pegorim e Marcos Calil

No anoitecer dos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2020, sexta, sábado e domingo, teremos um belo espetáculo astronômico no céu do Brasil. Será possível observar a olho nu e com muita facilidade Júpiter, Saturno, Marte e a Lua.

Estes três planetas poderão ser observados de qualquer lugar no Brasil, até a olho nu, desde que se tenha um céu sem nuvens ou com pouca nebulosidade.

Previsão da  nebulosidade sobre o Brasil

Neste fim de semana, as condições meteorológicas não vão colaborar muito para a observação astronômica porque a expectativa é de grande quantidade de nuvens por quase todo o país.

Para  anoitecer do dia 23 de outubro, sexta-feira, as regiões com menos nebulosidade no Brasil serão o Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, o centro-oeste do Piauí, o norte da Bahia e região de Salvador. Amapá, Acre, o sul e o leste de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, o oeste e o sul do Paraná e o litoral do Rio de Janeiro são boas opções de locais para observação dos astros. Estas áreas terão alguma nebulosidade, mas que não deve comprometer a apreciação do céu. As outras áreas do país terão grande quantidade de nuvens e risco de chuva.

Para o anoitecer do sábado, 24 de outubro, as regiões do Brasil que terão menos nebulosidade serão o Amapá, o norte do Pará, estados do Nordeste, exceto o centro-sul do Maranhão, o Piauí, centro-oeste e sul da Bahia.

Para o anoitecer do dia 25 de outubro, domingo,  a previsão de menor nebulosidade sobre o Brasil é para os estados do  Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, o centro-oeste do Piauí, o centro- norte da Bahia e região de Salvador, norte do Maranhã, Amapá  e norte do Pará, 

Confira abaixo as dicas do professor Marcos Calil de como e quando observar os planetas. 

Bons céus, como diz sempre Calil!

Como observar os planetas a olho nu

Cada planeta possui um movimento aparente próprio. Por causa disso, os horários de observações dos planetas variam. Sendo assim, vamos tomar como início o pôr-do-sol do Sol e prosseguir as observações até o ocaso de cada planeta.

 

Foto: Climatempo

Imagem ilustrativa fora de escala: Saturno e seus anéis

Júpiter e Saturno

Cerca de 20 minutos depois do ocaso (pôr-do-sol) do Sol, se observamos bem alto no céu iremos contemplar dois pontos brilhantes, que serão os planetas Júpiter e Saturno.

O planeta Júpiter é o mais brilhante e possui uma cor marrom. Já o planeta Saturno, com um brilho um pouco mais fraco, possui uma cor amarelada. Passadas as horas, esses dois gigantes gasosos caminham de forma aparente até o horizonte oeste. O ocaso desses planetas ocorrerá, entre 23 horas e 30 minutos e 1 hora da manhã.

Se as nuvens deixarem, dá para ver estes planetas a olho nu, mas desta forma serão pontos brilhantes no céu. Porém, se você tiver um telescópio , vai poder ver os anéis de Saturno e as quatro grandes Luas Galileanas de Júpiter: Io, Europa, Calisto, Ganimedes.

Marte

Esse belíssimo planeta de cor avermelhada merece destaque. Isso porque, seu brilho está magnífico. Algo parecido com esse brilho, somente nos anos de 2033 e 2035. Então desfrute da observação do planeta Marte. 

Para quem estiver localizado numa cidade sem poluição luminosa e tiver o privilégio de contemplar um horizonte leste sem a interferência de prédios, árvores ou montanhas, a observação de Marte poderá iniciar cerca de 30 minutos após o ocaso do Sol. Para os demais observadores que não tem todo esse privilégio de observação, o início da contemplação de Marte deverá ocorrer cerca de 1 hora e 30 minutos depois do ocaso do Sol.

Em ambos os casos, basta olhar pouco acima do horizonte leste que lá estará o planeta Marte, com seu absurdo e forte brilho avermelhado. Com o avançar das horas, Marte ganha altura e, quando for entre 22 horas e 30 minutos e 23 horas e 30 minutos, este belo planeta estará cruzando a linha meridiana, uma linha imaginária que divide o céu em duas partes iguais, passando pelos pontos cardeais norte e sul, além do zênite (ponto mais alto, em relação ao observador).

Isso significa que Marte estará no meio do caminho até ocorrer o seu ocaso. Neste momento, o observador deverá se direcionar para o horizonte norte e olhar para o zênite. Pouco abaixo do zênite teremos o planeta Marte. Por fim, Marte continuará sua trajetória aparente pelo céu e seu ocaso ocorrerá no horizonte leste entre 4 horas e 5 horas da manhã.

Lua

A Lua, o satélite natural da Terra irá proporcionar neste final de semana um espetáculo à parte para os observadores terrestres. Na dança dos planetas, a Lua caminhará noite após noite, tentando se aproximar do planeta Marte

No anoitecer de 23 de outubro, sexta-feira, será possível observar a Lua no zênite. Vale saber que, em 23 de outubro, às 10 horas e 23 minutos, a Lua entra na fase do quarto crescente. Sendo assim, para o anoitecer de 23 de outubro, a Lua estará com um pouco mais de 50% do seu disco iluminado. 

No anoitecer de 24 de outubro, sábado, a Lua estará próxima do zênite. Ainda tendo o zênite como referência, para o lado oeste teremos Júpiter e Saturno e, para o lado leste, a Lua. 

Finalmente, no anoitecer de 25 de outubro, domingo, a Lua estará um pouco mais afastada do zênite, podendo ser observada no lado leste do céu e desejando se aproximar de Marte.

A figura ilustra as posições aparentes de Júpiter, Saturno, Marte e Lua, para o anoitecer de 23, 24 e 25 de outubro de 2020, sem apresentar as fases da Lua.

Foto: Climatempo
Movimento aparente da Lua no anoitecer de 23, 24 e 25 de outubro
e os planetas Júpiter, Saturno e Marte.

Astronomia ao vivo no Youtube

Todas as terças feiras, às 21 horas, o professor Marcos Calil entra ao vivo para informar os amantes da Astronomia Observacional sobre quais fenômenos astronômicos observar no céu. Em especial, no programa que foi gravado na última terça feira, 20 de outubro de 2020, o professor Calil explica como observar os planetas, a luz cinérea da Lua, constelações e muito mais.

Assista agora o programa para contemplar os diversos fenômenos astronômicos que estão ocorrendo no céu da sua cidade , se inscreva no canal e siga Marcos Calil no Twitter e no Instagram (@MarcosCalil).

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade