PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva à vista para o Centro-Oeste do Brasil

No próximo domingo, 7 de agosto, Goiânia completará 116 dias sem chuva diária igual ou superior a 10 mm

5 ago 2022 - 05h54
(atualizado às 06h12)
Compartilhar
Exibir comentários

No próximo domingo, 7 de agosto, Goiânia completará 116 dias sem chuva diária igual ou superior a 10 mm. As medições regulares do Instituto Nacional de Meteorologia mostram que a última chuva acima de 10 mm ocorreu entre 12 e 13 de abril, quando choveu 30,8 mm.

Foto: Climatempo

Foto: Goiânia (GO), por Daniel Sales

A a secura na região de Brasília é semelhante. No domingo, 7 de agosto, a capital federal vai completar  92 dias sem chuva significativa, que deixasse um acumulado igual ou superior a 10 mm.

Cuiabá teve quadro dias de chuva em junho. Não choveu em julho, mas a passagem de duas frentes frias baixou por duas vezes o calor intenso. Mesmo assim, a capital de Mato Grosso entrou em agosto batendo recorde de calor, com marca de 38,6°C nos dias 2 e 3 de agosto.

Em Campo Grande, e nas áreas a oeste e sul de Mato Grosso do Sul, a recente passagem de uma frente fria aumentou a umidade e aliviou o calor. 

O cenário de calor e secura do ar é normal no Centro-Oeste durante o inverno. Exatamente por isso, os dias com ar mais úmido, com alguma chuva e com ventos frescos provocados pela passagem de frentes frias são importantes para dar um alívio para a população.

Chuva à vista

Durante este primeiro fim de semana de agosto, a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera vai levar ar úmido da Região Norte para o Centro-Oeste. Isto vai facilitar a formação de nuvens e aumentar a chance de chover. 

No sábado, 6 de agosto, o calor intenso e o sol fort ainda vão predominar. Apenas o sul de Mato Grosso do Sul terá mais umidade e muitas nuvens, mas com baixa chance de chuva.

No domingo, 7, a entrada de ar úmido se intensifica e uma baixa pressão atmosférica se intensifica no Paraguai. Estes dois fatores vão estimular o crescimento de nuvens e a ocorrência de pancadas de chuva em Mato Grosso do Sul e nas áreas a oeste e sul de Mato Grosso.

Uma nova frente fria se forma no Sul do Brasil e no Paraguai entre os dias 8 e 9 de agosto e avança com força sobre o Centro-Oeste. A chuva chega a Goiás na terça-feira e muito perto de Brasília, mas a previsão de chuva para o Distrito Federal ainda é incerta.

Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade