PUBLICIDADE

Climatempo

Brasil concorre em competição global de negócios sobre o clima

Soluções com impacto positivo para o meio ambiente disputam com iniciativas de outros 55 países

2 jul 2020 - 14h29
Compartilhar
Exibir comentários

por Arianny Dias, da Climate Ventures

Oito negócios brasileiros voltados a solucionar problemas causados pelas mudanças climáticas, os chamados negócios verdes, estão na disputa de um prêmio mundial que pode render a um deles 10 mil euros. É a Competição Global de Ideias de Negócios Verdes, a ClimateLaunchpad, em que ideias inovadoras do mundo todo ganham visibilidade e apoio.

Os brasileiros finalistas disputarão três vagas, em mais uma etapa do processo seletivo, antes da final da competição internacional, que está prevista para ocorrer em setembro, num evento online transmitido diretamente da Europa. Os três escolhidos irão concorrer com iniciativas verdes de outros 55 países.

O Brasil já participa da competição desde 2018, quando levou seis negócios para a etapa final. No ano passado, o país foi representado na final global, realizada em Amsterdam, pelas startups Green Mining, Programa Mais e Global Forest Bond.

Rodrigo Oliveira, cofundador da Green Mining, vencedora da etapa brasileira, fala sobre a participação. "Estar lá foi algo único. Nunca experimentamos um ambiente que borbulha tantas ideias, inovação e tecnologias com tantos países. Incrível participar desse ecossistema", conta.

Foto: Climatempo

Finalistas brasileiros de 2019 com representantes da Climate Ventures e do Instituto Clima e Sociedade

As ideias inovadoras chamam a atenção de investidores mundo afora, que vêem este setor como promissor. Dados do Mapa de Bons Negócios Pelo Clima, produzido pela Climate Ventures e Pipe.Social, mostram que existem mais de 550 negócios ambientais no país. 

A ClimateLaunchpad acontece desde 2014 e já recebeu mais de 6 mil ideias que buscam solucionar problemas relacionados a mudanças climáticas e de impactos positivos para o meio ambiente. 

A iniciativa é realizada pela Climate-KIC, organização da União Europeia que apoia inovações que contribuem para uma economia de baixo carbono. No Brasil, a Competição é correalizada pela Climate Ventures, plataforma de inovação para acelerar a economia regenerativa e de baixo carbono no Brasil e de articulação de lideranças de governo, sociedade civil e setor privado, com o apoio do Instituto Clima e Sociedade, Pipe.Social, Fundo Vale e Cargill.  

Nas próximas semanas você vai saber detalhes de cada um dos oito brasileiros finalistas no podcast "O que eu ganho com isso?", da iniciativa Clima Que Queremos, uma parceria do Climatempo com a agência O Mundo Que Queremos.

Finalistas brasileiros em 2020

Conheça os finalistas da Competição Global de Ideias de Negócios Verdes:

NULLCARBON 

Plataforma que registra a quilometragem percorrida por pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte, transforma em crédito de carbono, que são vendidos no mercado voluntário e devolve parte do valor aos usuários. 

STEPS 

O usuário que andar pela cidade ou utilizar qualquer tipo de transportes alternativos acumula pontos, esses pontos podem ser trocados no comércio local. Isso incentiva tanto as caminhadas quanto a redução do uso de veículos poluentes na cidade. 

TRADENERGY 

Plataforma web e móvel permite conectar produtores e consumidores de energia renovável/sustentável, com a digitalização da compra e venda de créditos de energia. 

SISTEMAS INTEGRADOS 

Recuperação de pastagens degradadas por meio da implantação de um sistema regenerativo com base na pecuária de leite e o cumbaru, leguminosa nativa do cerrado brasileiro. 

MELI NETWORK 

Meli desenvolve atividades de meliponicultura com foco em comunidades tradicionais e rurais nas regiões mais devastadas da Amazônia, protegendo a floresta e desenvolvendo projetos de reflorestamento. 

ECOCICLO 

Absorvente biodegradável, 100% brasileiro que reduz o impacto provocado pelos 500 anos de decomposição do absorvente comum e emprega mulheres através da produção. 

PENTAGRAMA PROJETOS 

Plataforma de negócios com modelo replicável de sistemas agroflorestais em larga escala que associa rentabilidade atrativa com impactos positivos socioambientais. 

DRAINSTREET 

Sistema de drenagem urbana capaz de aumentar a área de permeabilidade do solo em áreas pavimentadas, diminuindo riscos de alagamento.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade