PUBLICIDADE

Climatempo

BH já está tendo o terceiro março mais chuvoso em 57 anos

Pancadas de chuva continuam nos próximos dias e há risco de mais temporais. Volume de chuva em março de 2018 deve superar 400 mm.

17 mar 2018 - 21h39
Compartilhar
Exibir comentários

A tempestade que caiu sobre Belo Horizonte na tarde da sexta-feira, 16 de março, causou muitos estragos. O volume de chuva foi tão grande, em pouco tempo, que a fez ruas e avenidas virarem rios. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 71,0 mm na estação meteorológica localizada em Santo Agostinho, no centro-sul da capital mineira, acumulados entre 9 horas dia 16 e 9 horas de 17 de março. Foi o segundo maior volume de chuva neste período de 24 horas registrado em 2018 neste local.

Mas além dos perdas materiais e outros transtornos, o dilúvio do dia 16 março fez com que Belo Horizonte ficasse muito mais próxima de ter o março mais chuvoso em 57 anos de medições! Depois deste temporal, o total de chuva acumulado na estação de Santo Agostinho subiu para 372,0 mm. Isto faz de março de 2018 o segundo março mais chuvoso em 24 anos, desde 1994, quando choveu 384,6 mm, mas também o terceiro março mais chuvoso desde 1961.

Foto: Climatempo

Marços mais chuvosos em Belo Horizonte de 1961 a 2018

Mais pancadas de chuva

Estamos iniciando a segunda quinzena de março e ainda com muita disponibilidade de umidade e de calor sobre a região de Belo Horizonte e todo o Sudeste do Brasil. A chance de mais pancadas de chuva até o fim do mês permanece alta e março de 2018 tem uma grande chance de superar a marca de 1994 e se tornar "o" março mais chuvoso na capital mineira em 57 anos.

Pancadas de chuva voltaram a ocorrer sobre a Grande Belo Horizonte no fim da tarde e noite do sábado, 17 de março, e foram fortes mas não generalizadas. Em Florestal choveu quase 49 mm em apenas 1 hora, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

Foto: Climatempo

Foto de Suellen Silva, Belo Horizonte (MG)

Duas frentes frias

Esta próxima semana será abafada e instável na Grande Belo Horizonte, com períodos com sol forte e mais pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Pode voltar a chover forte também sobre Belo Horizonte.

Até a terça-feira, 21 de março, duas frentes frias devem passar pelo litoral do Rio de Janeiro estimulando a formação de áreas de instabilidade sobre Minas Gerais que poderão provocar chuva também sobre Belo Horizonte.

Outono 2018

O outono 2018 começa no dia 20 de março, às 13h15, pelo horário de Brasília. Confira a tendência climática para a estação na Região no Sudeste.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade