PUBLICIDADE

Climatempo

Área sem seca no Ceará sofre leve redução

Cenário hídrico no estado segue em atenção

19 ago 2019 - 12h05
Compartilhar
Exibir comentários

O mais recente mapa do Monitor de Secas aponta que o Ceará apresentou, em julho, redução absoluta de 2,8% na área sem seca relativa comparada ao mês de junho. No mês passado, o estado apresentava 38,39% e, no anterior, 41,21%.

Apesar do cenário ainda ser considerado crítico, já que o segundo semestre do ano, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) costuma ser de chuvas escassas, não houve surgimento de áreas consideradas entre grave e excepcional, cenário observado desde abril.

Atualmente, o Ceará apresenta 61,61% do seu território com algum nível de estiagem. Sendo 25,40% seca moderada e 36,21% considerada fraca. De acordo com o Monitor de Secas, maior parte das áreas atingidas estão no centro-sul do estado.

Mesmo com leve variação, segue sendo necessário o uso consciente da água. Hoje, dos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 76 estão com volume inferior aos 30%.

Foto: Climatempo

De acordo com a Funceme, em julho, as chuvas ocorreram dentro do normal em todo estado do Ceará. Foram registradas chuvas inferiores a 25 mm na maior parte do estado, exceto no centro-norte com chuvas superiores a 50 mm. Com base nos indicadores de curto e longo prazo e no índice de saúde da vegetação, houve expansão da seca fraca e seca moderada na direção Norte no Estado. Os impactos permanecem de longo prazo.

Foto: Climatempo
(FOTO: Leandro Castro/Funceme)

Fonte: Funceme

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade