PUBLICIDADE

Climatempo

Apesar da chuva, Rio São Francisco tem o menor nível em 3 anos

Hidrelétrica de Três Marias no Rio São Francisco(MG) registrou nesta semana o menor nível desde o final de 2018 e com a volta da chuvas pode aliviar os níveis

10 nov 2021 - 13h21
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: IStock

Texto por: Fabiene Casamento

Os municípios do estado de Minas Gerais chegaram a ser um dos que mais choveram no Brasil nessas duas semanas de novembro de 2021. Os valores ficaram entre 120 e 300mm acumulados observados até o final do dia 09 de novembro. Os municípios que mais registraram chuva no estado de Minas Gerais foram São Pedro do Suaçuí, em Virgolândia, e na Chapada do Norte, com mais de 200mm. Além da ausência de bloqueios atmosféricos, houve a formação de mais corredores de umidade que vêm da Amazônia, como as recentes Zonas de Convergência do Atlântico Sul(ZCAS), aliás, são duas só nesta primavera que se formaram no país, e favoreceram esses volumes altos no norte mineiro e em pontos da Bahia.

Foto: Climatempo

Chuva entre 01 e 09 de novembro de 2021 

Foto: Climatempo

Acumulados de chuva entre os dias 01 e 09 de novembro nas estações do Cemaden, em Minas Gerais

Dados de chuva e do nível do rio na região da Usina Hidrelétrica de Três Marias, no Rio São Francisco (MG)

Na região de Três Marias, que fica mais na região central do que no norte de Minas Gerais, não houve tanta chuva nestes 9 dias de novembro, pois nessas áreas as precipitações foram mais isoladas.

Segundo dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foram 62,2mm neste mês de novembro de 2021, até o momento. Sendo que a climatologia é de 201,6mm. Além disso, em outubro deste ano, choveu um pouco melhor, foram 123,2mm. Essa chuva chegou depois de 5 meses seguidos sem ter chuva significativa sobre os municípios e, aliás, em maio, junho, julho e agosto,  não caiu uma gota de água sequer, e em setembro foram apenas 0,4mm, segundo dados do INMET. 

Foto: Climatempo

 Acumulados mensais em Três Maria (MG)pelos dados do INMET

Com essas poucas precipitações nestes recentes dias, e com os maiores períodos de tempo firme, o nível das águas na Usina Hidrelétrica de Três Maria, que está instalada no Rio São Francisco, caiu um pouco, foi de 36,32% no dia 11/10/2021 para os 33,90% no dia 08/11/2021, segundo as últimas atualizações do Operador Nacional do Sistema (ONS). 

Ressalta-se que os 33,90% do dia 08 de novembro de 2021 foi o menor deste ano de 2021 e o volume mais baixo na Usina Hidrelétrica desde o final de 2018, ou seja desde 12/11/2018, quando registrou 33,78%. Vale ressaltar que o menor nível do sistema em 2018 foi de 17,87% em 01 de janeiro.

Foto: Climatempo

Dados dos menores volumes anuais da Hidrelétrica de Três Marias (MG)

Agora comparando os meses de novembro, esse valor recente de 33,9% nesta segunda semana deste mês, também é o menor volume em 3 anos para um mês de novembro. Lembrando que o menor volume foi de 32,62% em novembro de 2018.

Foto: Climatempo

Dados dos menores volumes mensais da Hidrelétrica de Três Marias (MG)

Previsão de chuva para os próximos dias 

Nos próximos dias a chuva deve voltar com mais frequência na região de Três Maria(MG), como em grande parte do estado de Minas Gerais, aliás, são esperados volumes de mais de 100mm até o próximo domingo (14), o que poderá ajudar aos poucos a elevar o nível do sistema. Porém, também há condições para rajadas de vento, formação de pontos de alagamentos e possibilidade de desabamentos. Aliás, esses dias vão ser chuvosos desde o Amazonas até o Espírito Santo, e em toda essa faixa há risco para alagamentos e deslizamentos de terra. Sendo o sul de Rondônia, a faixa norte e noroeste do Mato Grosso que recebem mais volumes de chuva nesse período, com volumes na casa dos 300mm. 

Boa parte dessa precipitação ocorre devido à  Zona de Convergência do Atlântico Sul(ZCAS) que está se configurando. Mais detalhes da previsão! 

Foto: Climatempo

Acumulados de chuva entre os dias 10/11/2021 e 14/11/2021

Vale salientar que, mesmo com as chuvas, até acima da média, o sistema vai demorar para responder, pois uns dos fatores é o intervalo das ausências de chuva, com a presença do sol, que ajuda a evaporar a água, além da perda de água pelo escoamento da superfície e pelo consumo para irrigar.

Como fica novembro no Brasil:  Saiba os impactos do La Niña no clima do BR em novembro

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade