PUBLICIDADE

A poluição sonora está te deixando surdo? Faça o teste

A poluição sonora é mais comum do que você pensa e pode causar danos progressivos à sua audição. Identifique os sintomas e descubra a hora de buscar ajuda médica.

27 set 2017 - 13h21
(atualizado às 17h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Imagine a seguinte situação: são 18h30, você está saindo do seu trabalho e indo para casa. Você está no seu carro, esperando pacientemente no meio do congestionamento. De repente outros carros, motos e ônibus começam a buzinar. O motorista do carro ao lado está gritando com alguém ao telefone, enquanto escuta o rádio. O nome disso é poluição sonora e é muito comuns em cidades grandes.

Quando estamos expostos a tantos estímulos sonoros ao mesmo tempo, começamos a notar diferenças no nosso humor. O coração acelera, você se sente mais estressado, mau humorado, nervoso e até violento. Isso pode causar graves danos à sua saúde, como você vai ver mais à frente.

Foto: Foto: Depositphotos / Climatempo

O que é poluição sonora?

A poluição sonora é causada pela incidência de ruídos e barulhos acima do recomendado para a audição dos seres humanos e animais. Tanto a exposição prolongada quanto a repentina podem causar o que se conhece por desconforto acústico.

O desconforto acústico se manifesta através de efeitos psicológicos como o estresse e a irritabilidade. Além disso, a poluição sonora pode contribuir para o desenvolvimento de problemas sérios de saúde, como insônia, perda de memória, depressão, doenças cardíacas e, claro, perda parcial ou total da audição.

Como consequência desses danos tão graves, já existem leis que normatizam os limites de emissão de barulho tanto no ambiente externo urbano, quanto nos ambientes industriais e empresariais. O limite considerado confortável para a audição humana, de acordo com os especialistas, é de 50 dB (decibéis).

Principais fatores que contribuem para a poluição sonora

Vamos levar em consideração o nível seguro de 50dB e comparar com a quantidade de decibéis de alguns dos sons mais comuns do nosso dia a dia:

Metrô - 90dB

Feira livre - 90dB

Trânsito intenso - 90 dB

Caminhão - 105 dB

Buzina de motocicleta - 111dB

Obras com britadeiras - 120dB

Fogos de artifício - 125dB

Autofalante - 125 dB

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ruídos ou barulhos que ultrapassam 55 decibéis já podem causar danos à audição humana. Para você ter uma ideia, estudos da Sociedade Dinamarquesa de Câncer identificou que a cada 10 decibéis acima do recomendado, as chances de derrame em pessoas com mais degvhgchcgchghg 65 anos aumenta em 27%.

Teste a sua audição

O pessoal da Phonak desenvolveu um teste auditivo que, em 3 minutos, você consegue descobrir como está a sua audição. Para você fazer o teste, é só clicar aqui. Ele é online e gratuito. Mas atenção: vale a pena ressaltar que esse teste não substitui a consulta com um profissional especializado, mas é uma boa forma de identificar se você precisa agendar uma consulta em breve.

O teste utiliza como base a sua capacidade de distinguir e escutar sons agudos, médios e graves e funciona como uma mini audiometria tonal. O exame completo de audiometria tonal dura em média 30 minutos e é realizado e monitorado por um otorrinolaringologista. O médico também pode solicitar um exame de audiometria vocal, que vai medir a sua capacidade de ouvir, distinguir e compreender a voz humana.

Se você notar alguma alteração na sua audição, se está com dificuldade de ouvir ou entender o que as pessoas estão conversando ou se está precisando aumentar muito o volume do seu fone de ouvido, procure um otorrinolaringologista.

Foto: Foto: Depositphotos / Climatempo

O que causa a perda auditiva

Vale ressaltar que, apesar de a poluição sonora ser um importante fator a ser considerado, existem outras causas que podem levar à perda auditiva parcial ou total. As principais causas da perda de audição estão relacionadas a danos no ouvido interno, que podem ser de ordem congênita ou desenvolvidas com a idade avançada.

Outros fatores de risco estão os danos causados pela exposição a barulhos constantes ou repentinos, permanecer muito tempo em lugares com emissão constante de sons por diversas fontes ao mesmo tempo, escutar música alta em fones de ouvido ou mudanças de pressão.

Ficar muito tempo em situações desse tipo pode levar a danos progressivos nos nervos da cóclea (a estrutura do ouvido interno que é responsável por transmitir os sinais do som para o cérebro). Por consequência, quando os nervos estão danificados, o cérebro não recebe os sinais do som da maneira correta, ocasionando a perda auditiva.

O que é feito para impedir isso

Aqui no Brasil, a Lei do Silêncio é um conjunto de leis federais, estaduais e municipais voltadas exclusivamente para determinar os níveis máximos de decibéis em diferentes regiões além de punições para quem infringir esses limites. Poluição sonora é considerada crime ambiental sob pena de reclusão por até 4 anos.

Em São Paulo, por exemplo, existe o Programa PSIU, que estabelece a Lei de Zoneamento Urbano. Em bairros residenciais, os limites de decibéis são de 50dB durante o dia e 45 dB durante a noite. Em zonas mistas, os limites são de 55dB durante o dia e 45dB durante a noite. Já nas zonas industriais, os limites são de 65dB durante o dia e 55dB à noite.

Procure se informar sobre a legislação específica do seu estado e município, pois esses níveis podem variar de cidade para cidade.

O que fazer contra a poluição sonora

Se alguém no seu bairro estiver fazendo barulho de maneira recorrente, principalmente à noite e de madrugada, e violando os limites de decibéis definidos pela lei da sua cidade, você tem todo o direito de denunciar às autoridades competentes.

No caso de denúncias contra a perturbação do sossego ou poluição sonora, você não precisa se identificar. A denúncia é feita pelo 190 e assim que registrada, uma equipe será enviada ao local para tomas as medidas necessárias para solucionar o problema.

E claro, sempre utilize o bom senso: ser mais uma pessoa buzinando no congestionamento não vai resolver a situação e nem todo mundo do seu prédio ou da sua rua está no pique para festa às 3h da manhã de uma quinta-feira.

E você? Já teve algum problema com poluição sonora? Conta pra gente aqui nos comentários.

Veja também

Computador nega que beleza esteja nos olhos de quem vê:
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade