PUBLICIDADE

Radiotelescópio de Arecibo será desativado por risco de desabar

Local é considerado uma das grandes referências da astronomia

24 nov 2020 - 12h21
(atualizado às 12h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, um dos maiores e mais famosos do mundo, vai ser desmontado por questões de segurança. A estrutura do local, que foi construída há quase 60 anos, corre o risco de desabar.

Imagem do icônico radiotelescópio de Arecibo
Imagem do icônico radiotelescópio de Arecibo
Foto: Ansa / Ansa - Brasil

Dois cabos que sustentam a gigante estrutura se romperam recentemente. Os engenheiros que cuidam da avaliação do radiotelescópio informaram que a instalação tem sérios riscos de desabamento.

"Não sei o que dizer, ele era simplesmente incrível, será difícil substituí-lo", disse Robert Kerr, ex-diretor do observatório.

Segundo a Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NSF), que é proprietária do local, os danos estruturais foram "extensos demais para serem reparados".

A NSF explicou que o grande risco é o rompimento de um terceiro cabo. Isso pode fazer a gigantesca estrutura suspensa cair sobre a antena. A fundação estuda uma maneira de desmontar o radiotelescópio com segurança.

Além de ter servido como cenário para os fimes "GoldenEye", da série "007", e "Contact", o radiotelescópio foi responsável pela transmissão mais potente feito ao Espaço, que foi nomeada como "mensagem de Arecibo". .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade