0

Por que os corpos afogados flutuam?

2 jul 2003
11h04
  • separator
  • comentários

Tenho uma pergunta que vários amigos tentaram responder, mas nenhuma resposta me pareceu verdadeira. Por que, quando um corpo se afoga, primeiro afunda e só depois bóia na superfície? 

O corpo humano, quando se encontra com vida, tem uma flutuabilidade neutra. Isto é, quando respiramos, enchemos os pulmões de ar, o que nos permite flutuar. Se expulsamos todo este ar, veremos que afundamos na água. Isto acontece porque nosso corpo é um recipiente estanque que nos permite armazenar gases em seu interior, variando sua flutuabilidade. Quando o ser humano morre, os pulmões vão deixando o ar sair de seu interior. Assim, se estiver na água, o corpo afunda devido a seu peso e nula flutuabilidade. 

E agora vem a sua pergunta: por que o corpo flutua? Isto acontece porque, quando o corpo entra em decomposição, a atividade bacteriana em seu interior causa uma reação que libera gases que ficam armazenados em seu interior. Quando se acumula suficiente quantidade de gás, o corpo ganha flutuabilidade para subir de novo à superfície. 

O tempo para que este fenômeno aconteça depende de vários fatores, mas principalmente da temperatura da água, já que quanto mais fria estiver, menor atividade bacteriana haverá e menor volume terão os gases acumulados no interior do cadáver. Pode inclusive acontecer de o corpo ficar conservado pelo frio e jamais subir à superfície. 

Os corpos tendem a surgir com as costas para cima, já que a cabeça e as extremidades não incham tanto quanto o abdome. No caso de pessoas muito obesas ou de mulheres, pode acontecer do estômago estar voltado para cima.

Fonte: Redação Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade