1 evento ao vivo

Nasa agenda primeira caminhada espacial só com mulheres

Momento histórico deveria ter acontecido em março deste ano, mas foi frustrado pela falta de trajes adequados

7 out 2019
19h50
atualizado às 20h10
  • separator
  • 0
  • comentários

A Nasa, agência espacial estadunidense, agendou a primeira viagem ao espaço com uma equipe formada apenas por mulheres. A missão faz parte de uma série de cinco caminhadas espaciais anunciadas na última sexta-feira, 4, com o objetivo de trocar baterias de uma estação espacial. As astronautas Christina Koch e Jessica Meir, ambas nascidas nos Estados Unidos, viajam em 21 de outubro.

A viagem histórica deveria ter sido feita em março, mas foi frustrada pela falta de trajes adequados para uma das astronautas. Koch também estava escalada para a missão, junto com Anne McClain. Elas fariam uma intervenção em um dos canais de fornecimento de eletricidade da Estação Espacial Internacional, que recebeu seus primeiros ocupantes no ano 2000.

Diretora da Nasa para programas de voos espaciais, Tricia Mack.
Diretora da Nasa para programas de voos espaciais, Tricia Mack.
Foto: NASA/Bill Ingalls / Reprodução

Elas integram a Expedição 61, composta por cinco caminhadas cujo objetivo é trocar algumas das baterias da estação internacional. "As baterias de níquel-hidrogênio existentes serão trocadas por baterias de íons de lítio mais novas e potentes. Elas serão enviadas à estação a bordo do veículo de transferência H-II japonês", explicou a Nasa, agência espacial americana, em um comunicado. A agência disse ainda que esses trabalhos são parte da atualização geral do sistema de energia da estação que começou em janeiro de 2017.

A primeira das cinco caminhadas anunciadas foi feita no domingo, 6, por Christina Koch e Andrew Morgan. Ambos farão uma nova jornada em 11 de outubro para dar sequência à troca de baterias. A terceira viagem está programada para o dia 16 e será conduzida por Morgan e Jessica Meir. Cinco dias depois, Christina e Jessica vão protagonizar a primeira caminhada espacial feita apenas por mulheres. A missão será concluída em 25 de outubro por Jessica e pelo astronauta italiano Lucas Parmitano. A Nasaa antecipou que uma segunda sequência de caminhadas estará centrada nas reparações do Espectrômetro Magnético Alfa da estação espacial, em data a definir. 

Veja mais:

 

Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade