PUBLICIDADE

Colômbia é um dos países com mais espécies de orquídeas, diz estudo

7 mai 2015 - 18h12
Compartilhar
Exibir comentários

A Colômbia é um dos países com o maior número de espécies de orquídeas do mundo, com mais de 4.200 registradas, agrupadas em 274 gêneros, distribuídas em quase todo o território nacional - segundo estudo divulgado nesta quinta-feira.

"A Colômbia conta com 4.270 espécies registradas e, destas, 1.572 são exclusividade do país", de acordo com o Plano para o Estudo e Conservação de Orquídeas, realizado pelo ministério do Meio Ambiente em conjunto com a Universidade Nacional de Bogotá.

A maioria destas espécies (2.542) está concentrada na região andina, representando 77% do total registrado na Colômbia.

Seguida pela região do Pacífico, no oeste do país, com 533 espécies, e de Orinoquía (leste), com 143.

Além de identificar e quantificar esses espécimes, o estudo alertou para a necessidade de proteger os elementos naturais que permitem o estabelecimento e o crescimento destas flores exóticas.

"Na Colômbia, a principal ameaça às orquídeas é a destruição de ecossistemas naturais por desmatamento das florestas e transformação dos habitats", explicou o estudo.

A cobertura das florestas é a chave para que as famílias de orquídeas se desenvolvam. "Por exemplo, uma única árvore em alguns lugares da Colômbia pode acomodar mais espécies de orquídeas do que uma floresta inteira de um país com estações" bem definidas, disse a pesquisa.

Além disso, a pesquisa alertou para a necessidade de proteger todos os animais que ajudam a polinizar orquídeas. "Sem eles, a planta não poderia sobreviver e voltar a se regenerar, levando a seu potencial desaparecimento".

Entre as recomendações para evitar a perda das orquídeas, o estudo menciona a criação de santuários ou parques nacionais onde seja possível abrigar as espécies em perigo de extinção, bem como jardins botânicos, e um programa de reprodução artificial das espécies mais ameaçadas.

Os 42 parques nacionais da Colômbia têm 819 espécies de orquídeas, um quarto do registrado no país, segundo a pesquisa, que observou que os gêneros com mais espécies de orquídeas são o 'Epidendrum', 'Lepanthes', 'Stelis' e 'Pleurothallis'.

A orquídea 'Cattleya trianae' é a flor nacional da Colômbia.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade