PUBLICIDADE

China lança sua 1ª sonda espacial para Marte

Tianwen-1 deve chegar no planeta vermelho em fevereiro de 2021

23 jul 2020 - 09h02
(atualizado às 09h13)
Compartilhar
Exibir comentários

A China lançou com sucesso sua primeira missão para Marte nesta quinta-feira (23). O lançamento da sonda Tianwen-1 ("Busca pela verdade celeste", em tradução livre) foi realizado da base de Wenchang, na ilha de Hainan, no sul do país, e também marcou a estreia do foguete Longa Marcha 5.

O lançamento da sonda Tianwen-1 foi realizado da base de Wenchang, na ilha de Hainan, no sul da China
O lançamento da sonda Tianwen-1 foi realizado da base de Wenchang, na ilha de Hainan, no sul da China
Foto: Carlos Garcia Rawlins / Reuters

Com isso, a China entrou oficialmente na nova corrida espacial para Marte. O lançamento do foguete chinês ocorre três dias após dos Emirados Árabes Unidos enviarem sua sonda Al-Amal ("Esperança") e sete dias antes da quinta missão espacial dos Estados Unidos, a "Perseverança", que enviarão seu quinto rover para o planeta vermelho no dia 30.

Os chineses esperam que a sonda pouse em Marte em fevereiro de 2021. O módulo de cinco toneladas contém 12 instrumentos que terão a missão de realizar uma análise profunda da atmosfera marciana, da estrutura interna e da superfície do astro, com uma atenção particular a possíveis traços de água e eventuais formas de vida.

Conforme a previsão, a missão deve durar ao menos 90 dias marcianos (cerca de três meses da Terra) e o módulo tem uma vida útil de um ano marciano (cerca de 687 dias terrestres).

Essa é a segunda vez que a China tenta chegar a Marte, mas a missão realizada em 2011 fracassou. A sonda Yinghuo 1 nem chegou a sair da órbita terrestre após o lançamento com a sonda russa Fobos-Grant. Os equipamentos foram encontrados dois meses depois do envio, no Oceano Pacífico.

"O sucesso do lançamento é só o primeiro passo da missão chinesa em Marte e esperamos que todos os muitos passos da sua longa viagem sejam completados com sucesso", afirmou um dos funcionários da Lunar Exploration & Space Program Center, Geng Yan, à agência de notícias Xinhua. As três missões neste mês de julho têm como objetivo aproveitar o momento em que a Terra está mais próxima da órbita de Marte, fato que ocorre a cada dois anos e dois meses.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade