PUBLICIDADE

Cadela tem vocabulário de 1.022 palavras, segundo site

23 dez 2010 - 15h18
(atualizado às 15h37)
Compartilhar

Uma cadela 'border collie', conhecida como o cachorro mais inteligente do mundo, aprendeu o nome de 1.022 brinquedos, mais do que qualquer animal. Ela também pode classificar os objetos de acordo com sua função e tamanho, algo que as crianças só aprendem quando têm cerca de três anos. As informações são do site News Scientist.

Cadela da raça border collie sabe o nome de 1.022 brinquedos
Cadela da raça border collie sabe o nome de 1.022 brinquedos
Foto: BBC Brasil

Chaser segue os passos do cão Rio, que foi treinado no Instituto Max Planck para Antropologia Evolucionária em Leipzig, Alemanha. De acordo com o estudo, Rico tinha um vocabulário de 200 palavras e podia identificar novos objetos em um grupo por um processo de eliminação.

Para descobrir se havia um limite para o número de palavras que um 'border collie' poderia aprender, os psicólogos Alliston Reid e John Pilley, da Fcauldade Wofford, na Carolina do Sul, iniciaram um programa de treinamento intensivo com a Chaser.

Durante três anos, eles ensinaram a collie os nomes de 1.022 brinquedos, fazendo com ela fosse buscar o brinquedo e em seguida repetiam o nome para reforçar a associação. Grupos de 20 brinquedos foram escolhidos aleatoriamente e colocados em uma sala separada, onde Chaser tinha que recuperá-los pelo nome.

Segundo Reid, a cadela completou 838 destes testes ao longo de três anos e nunca acertou menos de 18 em 20. Chaser também foi ensinada a classificar os objetos nomeados, completar tarefas, como tocar o brinquedo com o nariz ou pata, e como o Rico, ela podia inferir o nome de um novo objeto a partir de um conjunto de objetos familiares.

De acordo com Adám Miklósi, o fundador do Projeto Cão Família na Universidade Eötvös lórand, em Budapest, Hungria, este estudo mostra que este cão tem boas habilidades de compreensão, mas o lado de produção da comunicação está faltando.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade