PUBLICIDADE

AstraZeneca pede registro de vacina anti-Covid na UE

Imunizante já foi aprovado na Índia e no Reino Unido

12 jan 2021 - 08h05
Compartilhar
Exibir comentários

A multinacional anglo-sueca AstraZeneca e a Universidade de Oxford apresentaram um pedido formal de uso emergencial de sua vacina contra o novo coronavírus na União Europeia.

    Segundo comunicado da agência de medicamentos da UE, a EMA, a decisão sobre o imunizante deve ser anunciada até o dia 29 de janeiro.

    "Boas notícias. A AstraZeneca apresentou o dossiê à Agência Europeia de Medicamentos para autorizar sua vacina na UE. Uma vez que a vacina tiver um parecer científico positivo, trabalharemos a toda velocidade para autorizar o uso na Europa", disse no Twitter a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

    O poder Executivo da UE acredita que as primeiras doses podem ser entregues aos Estados-membros até duas semanas após a autorização. A União Europeia já fechou um contrato que garante pelo menos 300 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, com possibilidade de 100 milhões adicionais.

    O imunizante já foi aprovado para uso emergencial no Reino Unido e na Índia, mas sua eficácia ainda é motivo de controvérsia. No fim do ano passado, a AstraZeneca divulgou uma eficácia média de 70%, mas o índice máximo (90%) foi obtido com meia dose seguida de uma dose inteira, regime que é fruto de um erro no protocolo e que não foi testado em pessoas de maior risco.

    No grupo que recebeu as duas doses programadas, a eficácia foi de 62%. A multinacional ainda não concluiu os ensaios clínicos de fase 3, que estão sendo conduzidos inclusive no Brasil. Se receber o aval da EMA, a vacina será a terceira aprovada para uso emergencial na UE, após os imunizantes do consórcio Biontech/Pfizer e da Moderna. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade