PUBLICIDADE

Chuvas causam estragos em lavouras e estradas, com pontes obstruídas no RS

Instabilidade afeta principalmente as regiões Central, Litoral Norte e Fronteira Oeste do estado.

16 abr 2024 - 17h25
Compartilhar
Exibir comentários

A persistente chuva que vem atingindo partes do Estado do Rio Grande do Sul desde a semana passada resultou em danos significativos em diversos municípios nesta segunda-feira (15). A instabilidade climática é mais evidente nas regiões Central, Litoral Norte e Fronteira Oeste.

Foto: Prefeitura Municipal de Morrinhos do Sul / Porto Alegre 24 horas

Em Morrinhos do Sul, no Litoral Norte, os acumulados alcançaram quase 300 milímetros desde a última quinta-feira. No domingo (14), foram registrados 116,8 milímetros em apenas 24 horas, o que equivale a 67% da média esperada para o mês de abril. As estradas vicinais foram severamente danificadas, prejudicando o transporte da produção de banana. Apesar disso, o prefeito Marcos Venicios Evaldt da Silveira afirmou que a chuva tem sido distribuída ao longo dos dias, minimizando outros danos em Morrinhos do Sul.

Em Gentil, no norte do estado, as lavouras e estradas foram prejudicadas, e pontes foram obstruídas devido à intensa chuva e às enxurradas, conforme relatórios da Defesa Civil estadual.

Na região da Fronteira Oeste, o Rio Quaraí transbordou, alcançando o nível de 9m34cm na tarde desta segunda-feira (15). Três famílias precisaram ser evacuadas e estão abrigadas no Piquete Piazito Carreteiro, segundo informações da Defesa Civil de Quaraí. Além disso, pontes que dão acesso aos bairros Gaudêncio e Saladeiro estão submersas.

Na Região Metropolitana, a Defesa Civil registrou a queda de uma árvore sobre uma casa em Viamão, mas sem relatos de feridos.

Além disso, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência em quatro municípios gaúchos afetados por vendavais em março deste ano: Cerrito, Espumoso, Hulha Negra e Lagoa Vermelha. Essa medida permite que os municípios solicitem recursos do governo federal para ações de defesa civil, incluindo assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade