Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

CEEE Geração se pronuncia após morte de estudante no Rio Jacuí

Companhia esclarece procedimento de abertura das comportas da hidrelétrica após tragédia que resultou na morte de Ana Júlia Vieira

7 mar 2025 - 10h42
Compartilhar
Exibir comentários

A CEEE Geração, responsável pela hidrelétrica do Salto do Jacuí, se manifestou nesta quinta-feira (6) sobre o trágico falecimento da universitária Ana Júlia Correa Vieira, de 19 anos, ocorrido na última terça-feira (4). Em uma nota enviada à reportagem, a companhia lamentou a morte e explicou os procedimentos adotados para o acionamento das sirenes da usina. Ana Júlia, que estava se banhando no Rio Jacuí, foi levada pela forte correnteza após a abertura das comportas da barragem.

Foto: Prefeitura de Salto do Jacuí (Divulgação) / Porto Alegre 24 horas

O que aconteceu

O incidente ocorreu no final da tarde de terça-feira, quando Ana Júlia estava com amigos em uma cachoeira na Cascata do Saltinho, no Rio Jacuí. Após a abertura das comportas da barragem, a jovem foi arrastada pelas fortes correntes de água.

O Corpo de Bombeiros de Cruz Alta foi acionado às 19h para atender a ocorrência, encontrando o corpo da estudante por volta das 22h30min, a cerca de um quilômetro do local onde ela estava se banhando. Segundo os bombeiros, um alerta sonoro foi emitido para informar a abertura das comportas, mas Ana Júlia foi a única do grupo que não conseguiu sair a tempo e foi levada pelas águas.

O corpo de Ana Júlia foi sepultado na noite de quarta-feira (5) no Cemitério Municipal de Salto do Jacuí.

Investigação em andamento

A Polícia Civil de Salto do Jacuí iniciou na quarta-feira (5) um inquérito para apurar as circunstâncias da morte da universitária. O delegado Dieison Anderson Garcia Novroth informou que os primeiros depoimentos deverão ser colhidos ainda nesta semana.

Confira o texto na íntegra:

"A CEEE Geração lamenta profundamente a fatalidade ocorrida na terça-feira, 4/03, na cascata do Saltinho, em Salto do Jacuí, cujo acesso está em propriedade de terceiros, sem vínculo com a empresa.

A CEEE Geração reforça que todos os procedimentos operacionais na barragem Maia Filho são realizados rigorosamente conforme as diretrizes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). É importante esclarecer que a usina é despachada pelo ONS, ou seja, o órgão define o início e o fim da geração de energia de acordo com a demanda no Rio Grande do Sul e no Brasil. Como parte do procedimento operacional, a sirene é acionada sempre que há aumento da vazão para geração de energia elétrica, sendo que o volume de água liberado depende da quantidade de energia determinada pelo ONS.

A CEEE Geração reitera seu pesar e se solidariza com os familiares e amigos da jovem neste momento de dor."

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade