Caruaru (PE) registra tremor de terra de magnitude 1,6
Um novo tremor de terra de magnitude 1,6 foi registrado na manhã desta terça-feira, 30 de junho, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.
Um novo tremor de terra foi registrado na manhã da terça-feira, 30 de junho, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O abalo sísmico ocorreu às 7h24 e atingiu magnitude 1,6 na escala Richter, segundo informações do Laboratório de Sismologia (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Apesar do registro, não houve relatos de feridos nem de danos em imóveis. O fenômeno foi identificado pelos equipamentos da rede de monitoramento mantida pelo laboratório, responsável por acompanhar a atividade sísmica em Pernambuco e em outros estados do Nordeste.
Histórico justifica monitoramento
Caruaru integra uma das áreas monitoradas de forma permanente pelo Laboratório de Sismologia devido ao histórico de pequenos abalos registrados ao longo dos anos.
O município possui uma estação sismográfica instalada justamente para acompanhar esse tipo de ocorrência e fornecer dados sobre a movimentação geológica na região.
De acordo com os especialistas, os tremores estão associados ao Lineamento Pernambuco, estrutura geológica considerada uma das principais zonas sismicamente ativas do estado nordestino.
Embora os eventos costumem apresentar baixa magnitude, a região já registrou episódios mais intensos. O maior deles ocorreu em 2005, no município vizinho de São Caetano, quando um terremoto alcançou 4,0 de magnitude.
Agreste pernambucano
A ocorrência desta terça reforça uma sequência de eventos registrados no Agreste pernambucano nos últimos anos. Em junho de 2025, por exemplo, dois tremores foram detectados em um intervalo inferior a dez minutos entre Caruaru e Belo Jardim. Na ocasião, moradores relataram ter sentido a vibração, embora também não tenham sido registrados prejuízos.
Segundo o LabSis, a maioria dos tremores registrados na região é considerada de baixa intensidade e faz parte do comportamento natural das falhas geológicas existentes no Agreste.
O monitoramento continua sendo realizado continuamente para identificar novos eventos e ampliar o conhecimento sobre a atividade sísmica em Pernambuco.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.