Barra da Tijuca terá nova ponte para o Metrô Rio
A Barra da Tijuca vai mudar de cenário na altura da Igreja São Francisco de Paula: uma ponte de 350 metros de comprimento e 15 m de altura vai passar por cima do Canal da Joatinga, para depois se enterrar num canteiro antes de chegar à Av. Armando Lombardi. As obras da Linha 4 do metrô vão começar daqui a três meses, partindo do Jardim Oceânico para depois chegar à perfuração do Maciço da Tijuca e seguir até Ipanema. As escavações do maciço começarão pela Estrada da Barra.
Ao invés de penar duas horas em engarrafamentos, o carioca vai gastar apenas 12 minutos para percorrer os 13,5 km entre as estações General Osório, Praça Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Leblon, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico. Só falta decidir o local exato das paradas no Leblon e Gávea, que pode receber o trem na PUC, no Baixo Gávea ou no Hospital Miguel Couto.
A Secretaria Estadual de Transportes informou que primeiro vai terminar a sondagem do solo e depois verificar em que pontos o maior número de pessoas é atingido para definir as estações. O governo revelou ainda que vai atender a todas as solicitações do Parque Nacional da Tijuca para proteção ambiental, inclusive a construção do muro delimitando o avanço da comunidade do Morro do Banco, na Gávea.
Passageiros do metrô enfrentaram ontem mais transtornos. As composições operaram com intervalos irregulares entre Glória e Cinelândia das 5h às 10h por pane no controle dos intervalos. A concessionária informou que afastou o operador do centro de controle de tráfego que não fez a programação correta da rota do trem da Linha 2, na quinta-feira, levando a composição no sentido da Linha 1 até a Estação Estácio. O funcionário passará por nova capacitação até reassumir a função.
A partir desta segunda-feira, os passageiros do metrô poderão contar com o desconto na tarifa unitária para embarque das 5h às 6h, pagando R$ 1,50. Os cartões com o desconto poderão ser comprados durante o horário promocional de segunda a sexta-feira, em qualquer estação e nos ônibus da linha Metrô na Superfície.