Tornado deixa 6 mortos no Paraná e devasta cidade
Sul e Sudeste seguem em alerta máximo para chuvas e vendavais
A passagem de um ciclone extratropical deixou pelo menos seis pessoas mortas e mais de 430 feridos no Paraná, enquanto outros estados do Sul e do Sudeste estão em alerta máximo para a possibilidade de tempestades e ventos de mais de 100 quilômetros por hora neste fim de semana.
Cinco óbitos foram registrados no município de Rio Bonito do Iguaçu, situado no centro-sul paranaense e que foi devastado por um tornado com ventos de até 250 quilômetros por hora. Segundo a Defesa Civil do estado, 80% da cidade foi destruída, e o Corpo de Bombeiros disse ter encontrado um "cenário de guerra".
Outra morte ocorreu no município de Guarapuava, porém o balanço de vítimas no Paraná ainda pode aumentar, já que as operações de busca e socorro continuam.
"A Defesa Civil e as nossas forças de segurança estão em alerta, mobilizadas e acompanhando as cidades atingidas pelas fortes tempestades. Nossa solidariedade a toda a população das regiões afetadas. Seguimos em atenção permanente", escreveu o governador paranaense, Ratinho Júnior, no X.
Já o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, manifestou solidariedade às cidades atingidas e disse que o governo federal "permanece em prontidão total para apoiar as prefeituras e garantir assistência imediata à população".
"Sob a orientação do presidente Lula, e em articulação com a ministra Gleisi [Secretaria de Relações Institucionais], estamos tratando dos planos de ajuda humanitária, do envio de equipes e do apoio às ações de reconstrução", acrescentou.
Enquanto isso, em São Paulo, a Defesa Civil enviou aos celulares dos moradores "alertas severos" para chuvas e rajadas de vento forte ao longo deste sábado (8), pedindo que as pessoas evitem áreas abertas e busquem abrigo se necessário.