PUBLICIDADE

Secretaria da Saúde do RS confirma 2 casos novos de gripe A

3 jun 2011 - 15h42
Compartilhar

Dois casos de gripe A foram confirmados no Rio Grande do Sul, segundo afirmou Secretaria de Saúde do Estado nesta sexta-feira. Os casos ocorreram em São Gabriel (298 km de Porto Alegre) e Camaquã (106 km da capital). Em 2011, foram notificados 86 casos no total.

De acordo com a secretaria, em São Gabriel a infectada é uma gestante de 21 anos. A paciente encontra-se internada em hospital da própria cidade, em tratamento. Em Camaquã, uma criança de 1 ano, internada em Porto Alegre. Ambas não tomaram a vacina contra o vírus. O órgão não soube informar as circunstâncias do contágio da doença.

Em 2010, o Estado não registrou casos da doença. Cerca de 45% da população foi vacinada. Já em 2009, durante a chamada primeira onda da gripe A H1N1, foram confirmados 3.544 casos e 297 óbitos em decorrência da doença.

A secretaria orienta a população a manter as medidas de prevenção como lavar as mãos com água e sabão com frequência e não compartilhar talheres e objetos pessoais com pessoas que apresentem os sintomas da gripe, como febre e coriza. A pessoa que estiver doente deverá cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar. Também é importante manter os ambientes limpos e ventilados, essencialmente os úmidos e frios, pois favorecem a multiplicação do vírus. A higienização das mãos com álcool gel é indicada na prevenção em locais públicos e com grande circulação de pessoas.

Os integrantes dos grupos de risco - gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, idosos, indígenas e profissionais de saúde - que ainda não se vacinaram devem buscar imunização, informando-se junto à Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade sobre os locais que ainda disponibilizam as doses.

Inicialmente conhecida pelo nome de gripe suína, ela é uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2. Ela não era conhecida por atingir os humanos, e até então eram raros são os casos de contágio de pessoa para pessoa. A contaminação ocorre da mesma forma que a gripe comum, por meio de perdigotos (gotículas de saliva) lançados na tosse e espirros.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade