PUBLICIDADE

Rio Grande do Sul tem novo alerta vermelho para tempestades

Estado enfrenta a maior tragédia climática de sua história

7 mai 2024 - 09h00
(atualizado às 10h30)
Compartilhar
Exibir comentários

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um novo alerta vermelho de perigo para tempestades em cidades do interior do Rio Grande do Sul, que já contabiliza 90 mortos e 132 desaparecidos na maior tragédia climática da história do estado.

    Além disso, 28 cidades correm risco de inundações, segundo levantamento divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais.

    O governador Eduardo Leite (PSDB) alertou ainda para o risco de inundações no sul do estado. "Os prefeitos da região sul vão ter um dia, um dia e meio, para tirar pessoas da área de risco porque essa água toda vai chegar em outras regiões", afirmou.

    Na capital Porto Alegre, o nível do lago Guaíba segue acima dos cinco metros, e o Aeroporto Internacional Salgado Filho está fechado por tempo indeterminado.

    Enquanto isso, a Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem (6), em regime de urgência, o decreto legislativo enviado pelo presidente Lula que reconhece estado de calamidade pública para o atendimento das cidades atingidas pelas chuvas.

    O texto, que também permite que as despesas em favor do Rio Grande do Sul fiquem fora das regras fiscais, deve ser votado pelo Senado nesta terça (7).

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade