PUBLICIDADE

Ressaca interdita tráfego em avenida do RJ e destrói mirante

29 out 2016 - 13h13
Compartilhar
Exibir comentários

A forte ressaca que atingiu a orla do Rio de Janeiro provocou a interdição ao tráfego das pistas da Avenida Delfim Moreira, no Leblon, zona sul da cidade, nos dois sentidos, no trecho entre a Avenida Bartolomeu Mitre e o Jardim de Alah. O trânsito precisou ser desviado no local onde trabalham equipes da Defesa Civil, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) e da Guarda Municipal.

Ressaca do mar na Orla do Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, RJ, neste sábado (29)
Ressaca do mar na Orla do Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, RJ, neste sábado (29)
Foto: jose lucena / Futura Press

O Mirante do Leblon, que fica no início da Avenida Niemeyer, foi destruído por uma onda forte e teve as proteções laterais e o piso de madeira arrancados. A área está interditada pela Defesa Civil. Os quiosques instalados na orla do bairro também foram atingidos e alguns perderam equipamentos. Alguns prédios tiveram os portões comprometidos e garagens alagadas.

De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, a Ciclovia Tim Maia está interditada, no trecho entre São Conrado, na zona sul, e a Barra da Tijuca, na zona oeste, desde as 22h30 de sexta-feira (28). A medida é adotada pela prefeitura em todas as ocasiões de ondas fortes no local. No dia 21 de abril, parte da ciclovia despencou por causa de uma ressaca e causou a morte de duas pessoas.

Alertas

O Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil informou que, desde ontem pela manhã até as 22 h de hoje, permanece o alerta de ondas de até 4 metros no litoral do Rio de Janeiro até a cidade de Arraial do Cabo. A partir desse horário, apesar de continuar o alerta, a altura das ondas deve diminuir para até 3 metros até as 10h de segunda-feira (31).

O Mirante do Leblon, que fica no início da Avenida Niemeyer, foi destruído por uma onda forte e teve as proteções laterais e o piso de madeira arrancados.
O Mirante do Leblon, que fica no início da Avenida Niemeyer, foi destruído por uma onda forte e teve as proteções laterais e o piso de madeira arrancados.
Foto: jose lucena / Futura Press

O Centro de Operações da prefeitura do Rio recomenda que, durante o período de ressaca, a população evite o banho de mar nas áreas onde as ondas estejam muito fortes, assim como a prática de esportes no mar. A orietação é que a população evite também permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar e trafegar de bicicleta na orla, se as ondas atingirem a ciclovia. A prefeitura pede ainda que os pescadores não naveguem durante o período de ressaca. No caso de resgate a vítimas de acidente, a recomendação é acionar imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Limpeza

A Comlurb reforçou as equipes no Leblon e no início da Barra e do Pontal, no Recreio, zona oeste do Rio. Com a ressaca, houve alagamento e acúmulo de grande quantidade de areia nas pistas da orla nesses bairros. O trabalho, que começou na madrugada de hoje (29), está sendo feito por 196 garis, com o uso de 24 veículos, como caminhões basculantes, tratores, caminhões-pipa, além varredeiras e pás mecânicas. Segundo a Comlurb, a maior parte da areia recolhida é colocada de volta na praia.

A área mais atingida pelas ondas foi a orla do Leblon. No local, 109 garis retiram a areia e cuidam da lavagem das pistas e das calçadas, com apoio de cinco caminhões basculantes, quatro caminhões-pipa, uma varredeira e três pás mecânicas. Na Barra, o serviço é feito por 75 garis, do deque ao Posto 3. No Pontal - trecho que sofreu menos estragos - o trabalho foi feito por 12 garis, com a ajuda de um caminhão basculante. A Comlurb informou que o reforço nas equipes vai continuar até a limpeza total das pistas e calçadas e a liberação dos locais para a população.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade