Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Procurador antimáfia da Itália fará aliança inédita no Brasil

Cooperação bilateral visa a combater organizações criminosas

25 jun 2025 - 14h59
Compartilhar
Exibir comentários

O procurador nacional antimáfia da Itália, Giovanni Melillo, está no Brasil para fortalecer a cooperação bilateral no combate às organizações criminosas transnacionais. Seu objetivo é assinar um acordo com a Procuradoria brasileira, o qual prevê a criação de uma força tarefa conjunta para investigações permanentes.

    A parceria será composta por estruturas estáveis compostas por magistrados e forças policiais dos dois países a fim de compartilhar informações de modo contínuo e sistêmico a respeito de atividades de grandes organizações criminosas entre Brasil e Itália.

    A proposta decorre de uma investigação iniciada em 2023 sobre o tráfico de drogas para a Europa, conduzido entre a máfia da Calábria "Ndrangheta" e o Primeiro Comando da Capital (PCC), a organização criminosa mais poderosa do Brasil. No centro da investigação estava a figura do chefão italiano Vincenzo Pasquino, preso em São Paulo onde residia há anos, sendo posteriormente extraditado. Foi o mafioso quem revelou os detalhes da aliança criminosa entre as duas organizações durante sua colaboração com a Justiça, iniciada a partir de sua detenção.

    Após ter se reunido em Brasília com o procurador-geral, Paulo Gonet, e com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, Melillo participa nesta quarta-feira (25) em São Paulo do seminário internacional "Mercados Ilícitos e Crime Organizado nas Américas", organizado pela Universidade de São Paulo. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade