PUBLICIDADE

Política

XP cancela publicação de pesquisa que mostra Lula à frente de Bolsonaro, diz jornal

Corretora tem sofrido ataques e evasão de investidores após levantamento que aponta petista como candidato mais honesto

9 jun 2022 - 09h38
(atualizado às 10h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Lula
Lula
Foto: Reuters

A corretora XP Investimentos cancelou a divulgação de uma pesquisa de intenção de voto após receber ataques e ter recursos retirados de suas contas, informa a coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, nesta quinta-feira, 9.

Os últimos levantamentos mostravam o ex-presidente Lula (PT) com ampla vantagem sob seu adversário político, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo a coluna, os ataques pioraram após a publicação de uma pesquisa que apontava que 35% dos eleitores consultados consideram Lula um candidato mais honesto do que Bolsonaro.

O mais recente levantamento, que seria divulgado nesta sexta-feira, 10, chegou a ser registrado no TSE sob o número BR-06295/2022. O registro, no entanto, foi retirado por determinação da XP.

Para tentar reduzir os ataques que vem sofrendo, a corretora passará a divulgar as pesquisas mensalmente, e não semanalmente, como estava ocorrendo.

Ataques

De acordo com Mônica Bergamo, a XP passou a receber ataques de bolsonaristas nas redes sociais. Até um dos filhos do presidente Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), endossou as críticas, ironizando as pesquisas.

Os efeitos também foram sentidos no bolso. Clientes, principalmente com ligação com o agronegócio, estão retirando alguns de seus investimentos. Outros até chegaram a fechar suas contas junto à corretora.

Além disso, ministros de Bolsonaro entraram em contato com a XP reclamando das pesquisas, e alguns acionistas da corretora têm feito questionamentos internos.

Procurada pela coluna do jornal, a corretora divulgou a seguinte nota: "A XP nega que a pesquisa será cancelada e ratifica que contrata diversos tipos de pesquisas de diferentes institutos com o intuito de auxiliar seus clientes a tomarem as melhores de decisões sobre investimentos. A realização das pesquisas terá periodicidade mensal, com número de entrevistas ampliado em relação às realizadas nos levantamentos anteriores, oferecendo dessa maneira uma ferramenta ainda mais ampla para que os investidores compreendam o cenário eleitoral e seus impactos no mercado. As próximas pesquisas registradas no Tribunal Superior Eleitoral já estarão adequadas ao novo formato".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade