PUBLICIDADE

Política

Temor de muitos Tiriricas, Frotas e Clôs derrubou distritão

Comentaristas de política da TV revelaram a estratégia para evitar que celebridades fossem beneficiadas nas eleições

13 ago 2021 - 09h27
Compartilhar
Exibir comentários

Na quarta-feira (11), uma reviravolta na Câmara dos Deputados rejeitou o chamado distritão e aprovou o retorno das coligações partidárias nas eleições proporcionais para deputados federais, estaduais e vereadores na PEC da Reforma Eleitoral.

Tiririca, Frota e Clodovil: a popularidade na TV e na internet impulsiona a carreira política
Tiririca, Frota e Clodovil: a popularidade na TV e na internet impulsiona a carreira política
Foto: Divulgação (Fotomontagem: Blog Sala de TV)

A volta do distritão chegou a ser dada como certa após a aprovação na proposta na Comissão Especial da Câmara, mas a polêmica em torno do formato eleitoral e a repercussão negativa na imprensa provocaram o recuo de muitos parlamentares que manifestaram apoio ao modelo baseado em candidaturas personalistas.

Comentaristas de política como Ana Flor, da GloboNews, e Renata Agostini, da CNN Brasil, destacaram que o distritão iria favorecer pessoas famosas como celebridades da TV, influenciadores digitais e esportistas por se basear no maior número de votos recebidos pelo candidato. Quanto mais visibilidade na mídia e nas redes sociais, maior a chance de ser eleito.

Com isso, haveria muito mais deputados e vereadores com perfil parecido com o do humorista Tiririca (PL-SP) e do ator Alexandre Frota (PSDB-SP), ambos cumprindo mandato na Câmara, e do apresentador e estilista Clodovil Hernandes, que morreu durante sua primeira legislatura, em 2009. Os três chegaram ao poder em Brasília mais pela fama do que por propostas efetivas.

Ao longo da pandemia de covid-19, Frota tem tido atuação firme em defesa dos protocolos sanitários. Participou de várias blitze para acabar com festas clandestinas. O parlamentar disse ter votado contra o distritão e o Fundão eleitoral de quase R$ 6 bilhões. A atuação de Tiririca é bem mais discreta. De acordo com o site da Câmara, ele apresentou 3 propostas legislativas esse ano contra 141 de Frota.

A eleição de 2022 pode ter várias personalidades midiáticas em disputa por votos. O apresentador José Luiz Datena, do ‘Brasil Urgente’, da Band, filiou-se ao PSL com a intenção de disputar a Presidência da República. A modelo e ativista pelos direitos da mulher Luiza Brunet cogita tentar uma vaga de deputada federal. O cantor Netinho da Bahia, apoiador do presidente Jair Bolsonaro, foi convidado a se candidatar à Câmara.

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade