Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Publicidade

Semana de Bolsonaro tem depoimento sobre arma e Moraes decidindo sobre volta à cadeia

Ex-presidente deve saber ainda nesta semana se continuará em prisão domiciliar ou se volta para a Papudinha

23 jun 2026 - 04h59
Compartilhar
2 comentários
Moraes autoriza depoimento de Bolsonaro em casa sobre arma apreendida em blitz:

Nesta semana, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aguardará decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o fim do prazo de 90 dias de prisão domiciliar temporária concedida a ele. Moraes avaliará se Bolsonaro deverá voltar para a Papudinha. Também é previsto seu depoimento na Polícia sobre o caso da arma apreendida com militar durante uma blitz no Distrito Federal

Ambos os casos correm na Execução Penal 169, no STF, que diz respeito à condenação de Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por envolvimento na tentativa de golpe de Estado.  

O primeiro dos eventos é a oitiva do ex-mandatário, nesta terça-feira, 23. Ele será ouvido presencialmente pela Polícia Civil em sua residência, no bairro Jardim Botânico, em Brasília, a partir das 15h. O político terá que explicar o motivo de sua pistola modelo Glock, calibre 9mm, estar no carro de um um militar do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que atua em sua segurança. 

O ex-presidente Jair Bolsonaro no quintal da casa onde ele cumpre prisão domiciliar, em Brasília
O ex-presidente Jair Bolsonaro no quintal da casa onde ele cumpre prisão domiciliar, em Brasília
Foto: Estadão

A arma foi apreendida no último dia 15, durante uma blitz realizada pela Polícia Militar. O agente responsável pela abordagem informou que o militar parou o carro após a ordem, e disse que faria o teste do bafômetro. O policial, entretanto, percebeu que havia uma pistola no assoalho do carro, e o motorista fechou o vidro do veículo de repente. 

O PM abriu a porta do condutor e recolheu o armamento, pedindo que o homem encostasse o veículo no acostamento. Nesse momento, o militar desceu do veículo e afirmou que era integrante do GSI, e que trabalhava com o ex-presidente Jair Bolsonaro. 

O militar do Exército foi detido e levado para a 21ª Delegacia de Polícia, onde foi ouvido e depois foi liberado. O caso é investigado pela 17ª DP, e a ocorrência foi encaminhada para avaliação no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Pode voltar para a Papudinha?

Já na quinta-feira, 25, acaba o prazo de 90 dias da prisão domiciliar concedida ao Bolsonaro, e Moraes deve avaliar se prorroga o prazo ou manda o ex-presidente novamente para o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha.

O ex-mandatário está em prisão domiciliar, em caráter humanitário, desde 27 de março, após receber alta de uma internação por broncopneumonia e sob argumento de necessidade de cuidados médicos contínuos.

Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro
Foto: Reprodução/Instagram

Na última sexta-feira, 19, um boletim médico apontou melhora no quadro de saúde de Bolsonaro, com evolução no tratamento do ombro operado e redução das crises de soluço, além de maior disposição física. O relatório também registra efeitos colaterais como sonolência diurna e instabilidade no equilíbrio.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra